Pequeno lojista dedica-se pouco ao atendimento

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Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o Data Popular indicou que a maioria das micro e pequenos varejistas precisam melhorar a qualidade do atendimento aos consumidores.

O atendimento foi indicado pela maioria dos brasileiros como fator para escolha da loja mais relevante que os preços dos produtos. A pesquisa realizada com aproximadamente 33 mil pessoas em 73 municípios, entre consumidores e donos de pequenas empresas varejistas, revelou que apenas 37% dos donos de pequenos negócios mantêm algum tipo de relacionamento com o cliente após a venda, seja pessoalmente ou por email, telefone e redes sociais.

Do total de entrevistados, 36% entregam em domicílio. O estudo mostra que 45% dos empreendedores estudam o perfil dos clientes para oferecer um mix de produtos e serviços mais adequados aos seus interesses. A maioria dos consumidores ouvidos no levantamento apontou o bom atendimento como fator preponderante na hora de escolher um estabelecimento. E metade deles informou que compra de pequenos estabelecimentos localizados próximos da residência ou do local de trabalho. A pesquisa faz parte do Movimento Compre do Pequeno Negócio, realizado pelo Sebrae neste ano, para impulsionar as vendas por micro e pequenos varejistas. Existem no país mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas ­ estabelecimentos que geram por ano receita de até R$ 3,6 milhões. Juntas, elas respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% do total de empregos com carteira assinada. O movimento foi lançado no dia 5 de agosto e encerrado na segunda­feira.

 


Veja o que a Fátima Merlin, consultora de varejo falou no programa “Direto da Redação” sobre atendimento ao cliente:

“Pensamos que inovação é algo mirabolante, mas é necessário voltar ao básico e olhar com cuidado para o cliente, trabalhando de forma eficiente para ser possível se destacar”

Assista esse vídeo clicando aqui

 

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