Famílias consomem menos, mas algumas categorias se mantêm em alta

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A empresa de painéis de consumo Kantar Worldpanel acaba de divulgar os resultados de um estudo que apontam uma queda de 7,5% no consumo das famílias brasileiras e um aumento de 8,5% no preço médio dos principais produtos no primeiro semestre de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Vemos claramente que as famílias brasileiras não conseguem mais manter seus padrões de compra. Além de seguir reduzindo a frequência de compra, tendência já detectada nos períodos anteriores. Agora o volume em cada compra também cai em 3% e, mesmo assim, o valor médio em cada compra subiu 5,4%, forçando uma racionalização intensa nas decisões de compra”, diz Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.

O estudo aponta, no entanto, que há categorias de valor agregado e alto preço que registraram aumento na procura pelos consumidores. Categorias como molho para salada, na primeira posição, seguido pela batata congelada, linguiça e azeite.

“É interessante notar que algumas categorias de produtos que apresentam alto valor agregado e que poderiam, portanto, ser consideradas supérfluas apresentam crescimento de duplo dígito, como batata congelada ou molho para salada. Isso se explica por duas razões: a necessidade de conveniência e praticidade, dado um estilo de vida que proporciona menos tempo para atividades domésticas, e a volta ao lar. Com a crise, é menor o número de famílias que se dispõe a comer fora, por exemplo, trazendo as ocasiões e refeições especiais para dentro de casa”, analisa Christine Pereira.

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