Consumo de massas cresce; saiba quais marcas estão na cesta do consumidor

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Na quinta-feira passada o portal NEWTRADE publicou com exclusividade uma pesquisa da Horus Inteligência de Mercado, sobre as marcas de bebidas quentes mais compradas pelo shopper brasileiro.

Nesta semana, vamos falar sobre massas e preparados para sopas. A sazonalidade é uma grande aliada dessas categorias e do varejo e os resultados já estão aparecendo. De acordo com dados levantados pela Horus, a pedido do NEWTRADE, a categoria de massas apresentou crescimento na incidência da cesta de compras do shopper.  “Comparando os bimestres jan/fev e mai/junho, é possível observar um aumento na presença da cesta do shopper da categoria de sopas. Fazendo um recorte no Sul do país, região mais fria e com estações mais bem definidas, foi constatado o maior crescimento dessa categoria”, comenta Luiza Zacharias, diretora de novos negócios da Horus Inteligência de Mercado.

Crescimento que já vem sendo contabilizado pela rede de supermercados Enxuto. “Na categoria de caldos tivemos um crescimento em faturamento de 10,40%, em volume o aumento foi de 8,91% nos meses de maio e junho quando começou o inverno. Já em massas, o crescimento foi de 19,27% em faturamento, em quantidade o crescimento ficou em 8,69% e em sopas o crescimento em faturamento foi de 14,75%, em quantidade o crescimento foi de 6,93%”, conta Waldir Godoy, gerente de Inteligência Comercial do Enxuto.

Compra por canal

De acordo com os dados apurados pela Horus, o consumo de produtos das categorias de massas e sopas aumentou de 5,2% para 5,4%, sendo que o shopper tem comprado mais itens como massas instantâneas e alimentícias, respectivamente, na comparação entre os dois períodos (janeiro/fevereiro e maio/junho). Ainda segundo a Horus, o canal cash & carry contribui para impulsionar esse crescimento.

Outro destaque do levantamento é o tíquete médio de massas alimentícias que cresceu 18% em comparação com o início do ano.  “Em média, o ticket médio de massas alimentícias aumentou 18,4% e foi impulsionado principalmente por estados do Nordeste e pelo canal AS 5+. A variação em Pernambuco é 42% e na Bahia é de 29%”, diz Luiza Zacharias.

As categorias mais presentes

Legumes, frutas, pães e biscoitos são as categorias mais presentes na cesta do shopper de massas e sopas. Segundo Luiza, o shopper de massas e sopas tende a adquirir produtos mais saudáveis. “Analisando as marcas, a busca por marcas consolidadas no mercado é marcante. Algumas são recorrentes, como a Sadia, Yoki, Quero, Seara, Bauducco e Itambé”, diz.

No ponto de venda

Por se tratar de categorias com grande segmentação é fundamental que o varejo olhe para esse cenário e entenda o impacto disso em seu cadastro para acompanhar o desempenho de cada segmento e poder decidir o que entra e o que sai da loja de acordo com o desempenho da categoria e os interesses do shopper. “Fazer esse acompanhamento é fundamental. Outro aspecto importante é visitar a concorrência e saber como eles estão trabalhando as categorias e dessa forma buscar a sua diferenciação”, destaca Olegário Araújo, consultor e cofundador da Inteligência360. Ainda de acordo com Araújo, o conceito de gerenciamento de categorias deve ser aplicado. “Com o GC o varejista saberá quais são as categorias complementares ou substitutas e poderá trabalhas. No caso de massas e sopas, queijo ralado, molhos, entre outros são alguns exemplos. É preciso se colocar no lugar do cliente”, diz.

Olegário Araújo, cofundador da Inteligência360

A exposição dos produtos é outro fator fundamental para alavancar as vendas das categorias.  Para despertar o apetite do shopper, Godoy conta que neste ano o Enxuto melhorou a exposição dos produtos relacionados com a sazonalidade, criando pontos de destaque e reforçando a divulgação destes itens nas redes sociais. “Ressaltamos também a divulgação das inovações das indústrias, fazendo boas promoções e trazendo novas receitas para despertar o “appetite Appeal” dos consumidores”, conta.

Aliás, essa é uma dica de Olegário Araújo, apostar na comunicação com o cliente. “Com a pandemia, as pessoas estão ficando mais em casa e consequentemente fazendo, propriamente, as suas refeições. Com isso, o varejo pode criar ações como divulgar receitas e dar dicas para o shopper não só economizar mas ser criativo na hora de preparar as receitas, indicando até mesmo outros produtos,  e para isso pode usar as redes sociais. Mais importante do que vender produto é oferecer conteúdo a esse shopper”, finaliza.

 

 

 

 

 

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