Bebidas quentes: as marcas que estão na cesta do shopper

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Basta a temperatura cair um pouco para que as vendas de bebidas quentes como cafés e chás comecem a subir. O portal NEWTRADE teve acesso, com exclusividade, aos dados do levantamento da Horus Inteligência de Mercado sobre as categorias relacionadas à bebidas quentes durante um período de 30 dias (06 de junho a 05 de julho).

As categorias  pesquisadas foram:
  • achocolatados
  • chocolate em pó ou em grãos
  • café com leite
  • café em cápsulas
  • café em grãos
  • café solúvel
  • capuccino
  • chá seco

De acordo com Luiza Zacharias, diretora de novos negócios da Horus Inteligência de Mercado, o café em pó ou em grãos está presente em 8,3% das cestas do Brasil, seguido do achocolatado, com 3,8%, categoria muito utilizada para o preparo de bebidas como chocolate quente, e do chá seco, presente em 1,9% das cestas. “Se lançarmos um olhar regional podemos notar que no Sul do país, região mais fria e com estações mais bem definidas, a presença dessas últimas categorias é maior”, diz.

Luiza Zacharias, diretora de Novos Negócios da Horus Inteligência de Mercado

Ao comparar o período da análise (6 de junho a 5 de julho) com os 30 dias anteriores, pode-se observar um crescimento tímido no ticket médio das categorias selecionadas, o  que deve ser fruto da flutuação dos preços dos produtos, já que não  foi observada variação na quantidade de itens destas categorias na cesta, no total Brasil. “No entanto, ao olharmos as regiões Norte e Nordeste em que houve crescimento no número itens na cesta, podemos notar que este crescimento reflete no aumento do ticket médio das categorias”, comenta Luiza Zacharias.

 

Cesta por canal de compra

Em relação ao desempenho das categorias por canais, a Horus destaca que o atacarejo apresenta ticket médio para as categorias selecionadas 40% maior em relação aos demais canais de venda no total Brasil. “Quando olhamos as regiões de forma individual essa diferença pode chegar até a 62,1% no Sul do país. Essa diferença pode estar associada às promoções e aos tipos de embalagens presentes neste canal, que estimulam o shopper a consumir mais itens destas categorias”, afirma Luiza Zacharias.

 

 

 

As marcas

Ao olhar para o shopper das categorias selecionadas, a pesquisa mostra que as marcas regionais se fazem mais presentes na cesta desse público. “Ou seja, pessoas que consumiram pelo menos uma das categorias selecionadas”, reforça Luiza Zacharias.

Considerando o total Brasil, na categoria cafés, por exemplo, a marca Pilão ocupa a primeira posição entre a preferência do shopper tanto no pequeno varejo como nos super e hipermercados; já no atacarejo, a marca Melitta aparece em terceiro lugar.

A pesquisa deixa claro que há diferenças regionais entre o consumo de marcas. Ainda falando de cafés, Pilão está em terceiro lugar na cesta de compras do shopper do Norte e Nordeste, em primeiro no Sudeste e Centro Oeste e não aparece no Sul, onde a marca Melitta ocupa a primeira posição.

Essa variação também acontece na categoria de achocolatados, conforme mostra o gráfico abaixo.

 

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