Com pandemia, consumidores perdem confiança em gastar, mostra levantamento

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Em tempos de pandemia, as compras online estão cada vez maiores. Nesse cenário, a logística é peça fundamental para que o lojista venda mais e para que o consumidor tenha uma ótima experiência de compra. Um levantamento divulgado recentemente pela GFK, apresentado durante evento da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), nesta semana, mostra que será preciso um processo logístico reinventado. Uma maneira de transformar o suporte em oportunidade.

Entre a venda e o consumidor, está uma decisão. Muitos compradores, que antes resistiam em comprar online, agora estão vendo a necessidade crescer a cada dia. E o que torna essa decisão favorável, é ter a garantia de que será bem atendido. Ou seja, uma convergência  de expectativas entre o físico e o digital, o chamado figital.

O levantamento da GFK perguntou aos consumidores “o que você espera dos varejistas que você está visitando agora?”, em loja online.

Desejos do consumidor

Os dados dos gráficos mostram números referentes à mesma pequisa realizada em abril (na cor cinza) e maio (na cor laranja). Em maio:

  • 59% disseram esperar entrega em domicílio gratuita
  • 64 esperam diferentes métodos de pagamento
  • 63% esperam garantia de estoque
  • 48% desejam que os funcionários “não toquem nas coisas” (produtos)
  • 58% desejam que os funcionários usem máscara e proteção

Quando o assunto se refere à produtos da modalidade “click e retire”, quando você compra pelo site e retira na loja, as respostas foram:

  • 37% esperam suporte por vídeo ou Skype
  • 52% esperam suporte telefônico
  • 45% esperam serviço de instalação em casa

Confiança do consumidor

A pesquisa traz um dado preocupante:a confiança do consumidor com o atual cenário despencou. De acordo com o estudo, em 4 semanas, houve uma queda na confiança maior que em quatro anos.

Atraso no consumo

Com a queda na confiança e as incertezas sobre o futuro, o consumidor deixa de comprar. Ou seja, o maior desafio dos varejistas é devolver essa confiança gradualmente ao consumidor, para que ele se sinta seguro em comprar mais.

Gastos menores

Diante  da situação de risco, muitos consumidores estão dando preferência para marcas mais baratas.

Fonte e-commerce brasil
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