Brasileiros participam de menos promoções em shoppings

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O percentual de consumidores que participaram de alguma promoção de Natal realizada pelos shoppings brasileiros caiu 25% em 2015 na comparação com 2013, conforme mostra uma pesquisa do IBOPE Inteligência realizada em janeiro com 979 consumidores em todo o país. O estudo, que já havia sido realizado dois anos antes, revela que a queda de participantes é maior entre as mulheres, pessoas de 24 a 34 anos e entre os consumidores da classe C.

No Natal das lembrancinhas, as promoções do tipo comprou-levou ampliaram sua presença nos shoppings, embora os sorteios ainda sejam a principal alternativa. Mesmo assim, houve um recuo significativo dos consumidores que participaram dos dois tipos de promoção: com menos dinheiro, o consumidor teve menos oportunidade de acumular cupons e participar de mais de um tipo de promoção ao mesmo tempo.

“Esse é mais um dos exemplos das dificuldades pelas quais passa o varejo. Nos shoppings, o fluxo de consumidores em dezembro sofreu redução de 4% em comparação com ano anterior. Com menos pessoas nos corredores, caíram também as vendas e o ticket médio, afetando a participação dos clientes nas promoções”, afirma a diretora executiva do IBOPE Inteligência, Márcia Sola.

 

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