Supermercados apresentam R$ 7 bilhões em perdas em 2016

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Os supermercados brasileiros tiveram R$ 7,11 bilhões em perdas no faturamento bruto em 2016 em razão de furtos, erros ou quebra operacional, segundo informações da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar). O resultado da 17ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros foi apresentando nesta terça-feira, 12, na 51ª Convenção ABRAS, realizada em Atibaia – SP. O valor representa 2,1% do total faturado pelas redes varejistas no ano passado, um aumento de 0,14 ponto percentual em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Para o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, a alta foi provocada por um impacto de maior ocorrência de furtos, sobretudo de produtos como bebidas e perfumaria. “A experiência nos mostra que em períodos mais difíceis da economia, isso ocorre”, disse ele.

O total desperdiçado em perdas no setor equivale ao faturamento de uma rede supermercadista de grande porte. Se fossem faturados por uma única empresa, os R$ 7 bilhões perdidos representariam a quinta maior rede de supermercados do Brasil.

O estudo mostra que 40,3% das empresas do setor ainda não possuem uma área de prevenção de perdas. No entanto, o número já foi muito maior no passado: 72% em 2012.

Sanzovo destacou a necessidade de redução de desperdício no caminho dos produtos até as lojas,  sobretudo no caso de itens perecíveis. Ele avaliou positivamente, no entanto, o fato de que houve redução na comparação anual das perdas com itens como frutas, legumes e verduras, além de carnes.

“Evitar as perdas é melhorar a eficiência, produtividade e lucratividade dos supermercados. A
prevenção deve fazer parte da cultura das empresas. A avaliação é a principal fonte de
pesquisa do setor, nos ajuda a identificar o que está dando errado e possibilita aprimorar
processos e a elaborar ações mais eficazes de prevenção de perdas”, afirmou Sanzovo.

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