Redes apostam na venda de cervejas especiais

0 339

Para atrair cada vez mais consumidores para as cervejas especiais, a bandeira Pão de Açúcar, do GPA, vem ampliando a linha de  importadas e nacionais em suas lojas, explica Luis Otavio Moura, gerente comercial da rede.

“Oferecemos o melhor portfólio do mercado, dedicamos mais espaço nas gôndolas à bebida, realizamos montagem de mesas e de pontos extras nas lojas. Além disso, temos uma forte estratégia de precificação com material de marketing específico para cervejas especiais”, afirma.

No final do ano passado, por exemplo, a rede veiculou em jornais de grande circulação encartes com ofertas especiais de cervejas e informações sobre a bebida. Foram 300 mil exemplares distribuídos por meio da Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense. Segundo Moura, o material tem como diferencial o conteúdo criado para ajudar o consumidor a entender mais sobre os diferentes estilos das cervejas e como harmonizar com alimentos. As lojas também têm profissionais que fazem esse papel, orientando os clientes.

Oferecer cursos é uma das apostas da rede Enxuto, que possui seis lojas no interior paulista e faturou R$ 477,5 milhões em 2015. Em algumas ocasiões, a iniciativa acontece em parceria com fornecedores. Em outras, os eventos ocorrem por iniciativa própria, com a ajuda de uma empresa de serviços. “Essa parceira formata a ação e traz um mestre cervejeiro que dá dicas de harmonização com alimentos”, explica Fernando Lucas Silva, gestor de categorias. O convite aos participantes é definido a partir de uma ferramenta de CRM (relacionamento com consumidores), que permite identificar quem consome a bebida.

Com isso, a rede teve um crescimento de 16% no faturamento da categoria no ano passado, ritmo que se mantém em 2016. De acordo com Silva, a rede registrou no primeiro trimestre uma expansão de 25% no faturamento e de 18% em volume – considerando cervejas artesanais e também as especiais importadas – em comparação com igual período de 2015.

Fernando explica que o movimento de busca por cervejas especiais se consolidou nos últimos dois anos, período em que a rede ampliou o sortimento e também criou uma área específica para as cervejas especiais, como já acontece com o vinho. Hoje, o Enxuto oferece 122 rótulos entre artesanais e importados. “O consumidor aprendeu a degustar outros tipos de cerveja e, agora, não abre mão disso”, conclui o gestor de categorias do Enxuto.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.