Quatro estratégias de pós-vendas para estimular as vendas no varejo

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*Por Amilcar Pavan

Está cada vez mais claro que os consumidores querem se sentir parte dos produtos/serviços que consomem. Para garantir essa experiência muitas empresas investem em recursos de pós-vendas, que é o processo, como o próprio nome diz, que acontece após as compras serem executadas. Existem diversas estratégias de marketing que podemos utilizar para fidelizar, ainda mais, os consumidores através de ações efetivas.

Porém, muitas empresas descartam este tipo de serviço e isso pode afastar clientes do local. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela empresa americana de consultoria McKinsey, 70% da experiência de compra do cliente baseia-se na forma como ele é tratado, desconsiderando-se produto e preço, ressaltando a importância deste tipo de prestabilidade ao seu consumidor final.

Abaixo listo quatro dicas que podem auxiliar em seu serviço de pós-vendas, com o intuito de alavancar o negócio e estimular a lealdade dos clientes.

  • Vá além de descontos ou promoções

 Já sabemos que é importante a fidelização dos consumidores, e por consequência disso foram criados diversos programas voltados para tal. Entretanto, disponibilize mais do que descontos e promoções, seja por meio do clube de fidelidades ou não, ofereça vantagens específicas para eles, serviços exclusivos com o perfil de compra de cada consumidor. Tente sempre mostrar ao cliente que você o conhece e entende suas preferências.

Amilcar Pavan, sócio-proprietário dos Supermercados Flex Atacarejo e ASP
  • Conheça seus clientes e atenda suas necessidades

Não os trate apenas como um indivíduo, esteja sempre atento a suas particularidades. Utilizando Inteligência Artificial em nosso negócio, conseguimos descobrir suas preferências, frequência de compras e outros dados cruciais que auxiliam no mapeamento do perfil do consumidor. Com essas informações em mãos, podemos aplicar diversos conceitos do marketing de forma assertiva, que irão resultar em aumento nas vendas e fidelização dos clientes, como o cross-selling e o sampling.

  • Não mecanize suas respostas

 Quem nunca entrou em um site e recebeu uma resposta automática? Pode ser uma mudança pequena, mas humanizar os processos da empresa é parte fundamental para garantir a satisfação do cliente. Coloque alguém para ouvir e atender os questionamentos de sua clientela, pois isso demonstra intimidade com ele. Também procure simplificar processos, longos formulários e problemas na comunicação afastam o consumidor. Lembre-se que escutar as sugestões deles é o primeiro passo para corrigir e minimizar erros.

  • Esteja atento a datas comemorativas

 Outra ação simples, que muitas vezes é deixada de lado, é estar atento ao calendário e presentear seus clientes em dias comemorativos. Além das datas do varejo, como o Dia do Consumidor, também é possível utilizar a inteligência artificial para registrar o aniversário de consumidores cadastrados em seu programa de fidelidade. Um brinde ou desconto em produtos específicos já fazem toda a diferença no trato com o comprador.

*Amilcar Pavan é um dos sócios-proprietários do Flex Atacarejo e também administra a rede de supermercados ASP, com unidades em Valinhos e Vinhedo. Pavan também é colunista do NEWTRADE. 
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