O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, vem conquistando, a cada ano, maior expressividade no calendário anual de vendas de flores no mercado brasileiro. Representa uma das datas mais importantes para o comércio setorial, sendo superada apenas pelos tradicionais campeões – Dia das Mães e dos Namorados – porém ultrapassando, eventualmente, os valores de comercialização obtidos em outras relevantes ocasiões como Finados, Natal e Réveillon.
Pesquisa realizada pela Hórtica Consultoria e Inteligência de Mercado, com o apoio do Sindiflores – Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo mostra, contudo, que para o Dia Internacional da Mulher de 2015, as vendas de flores no varejo, segundo as empresas entrevistadas, deverão ser 15,4% menores do que as obtidas na mesma data no ano anterior.
A grande maioria das floriculturas e demais empresas do ramo entrevistadas em todo o Brasil afirmam estarem convictas dos impactos negativos sobre o comércio decorrentes tanto do fato de a data ser comemorada em um domingo, quanto do agravamento da situação econômica do mercado consumidor.
“O trabalho de SEO é algo que gera resultado a médio-longo prazo, por isso, no dia é possível colher frutos somente daquilo que o empresário plantou a algum tempo, mas temos outras ações possíveis, como links patrocinados no Google e no Bing, que são uma forma interessante de adquirir um tráfego qualificado neste dia específico. E não podemos esquecer também do bom e velho e-mail marketing que é, ainda hoje, uma das fontes com maior taxa de conversão em e-commerces”Eduardo Storini, diretor da Agência St, especializada em Marketing Digital
As rosas lideram majoritariamente as preferências de compra para presentear no Dia Internacional da Mulher 2015. Em segundo lugar na preferência das compras vêm os vasos floridos diversos, especialmente de begônias, kalanchoes, calandivas, lírios, prímulas, tulipas e violetas, entre outras. As orquídeas ficam na terceira posição do ranking.