Furto no supermercado: 6 dicas para reduzir índice de perdas dentro das lojas

0 122

O resultado da recente pesquisa sobre o índice de perdas no setor supermercadista brasileiro ligou o alerta para muitas operações no país. Com um total de quase R$ 7 bilhões em 2018, cerca de 2% do faturamento bruto, os furtos externos (20%) e internos (7%) quando somados ficam atrás somente das quebras operacionais (40%).

Diante dessa dura realidade, os gestores passam a recorrer a soluções que minimizam o prejuízo. Entre elas, vale destacar a importância da tecnologia, de normas e procedimentos eficazes e, principalmente, das pessoas envolvidas. Abaixo listamos algumas medidas que podem ser adotadas em supermercados de todos os portes, formatos e sortimento de produtos.

Recrutamento e comprometimento

Entre todas as medidas que devem ser adotadas para evitar furtos na loja, a principal delas é ter a equipe focada e motivada. Minimizar e combater furtos internos começa pelo ambiente de trabalho agradável, com uma comunicação clara e recíproca. Além disso, o recrutamento deve ser baseado, não só em capacidade e experiência profissional, mas também em conduta e histórico do candidato.

Treinamento e layout de loja

Equipes bem treinadas conseguem identificar possíveis atos de furto antes que eles ocorram a partir de atitudes suspeitas. Por outro lado, é preciso eliminar os pontos cegos das câmeras de monitoramento do supermercado; muitas vezes, a melhor opção é mexer no layout da loja. Espelhos e iluminação adequada podem resolver esse problema assim como expositores baixos que não obstruem a visão das câmeras.

Conheça sua perda

O primeiro passo para solucionar um problema é conhecê-lo completamente. Portanto, é preciso verificar as estatísticas da loja e descobrir quais são os produtos com maior índice de furto, o período em acontecem e até os lugares estratégicos da loja onde são detectadas as perdas. A partir dessas informações, já é possível organizar melhor o espaço do produto e investir em mecanismos necessários para prevenção.

Monitoramento

Outra medida importante para evitar furtos nos supermercados é manter as sessões monitoradas o máximo de tempo possível. Gerencie o horário da equipe de modo que a área de vendas fique sempre ocupada por funcionários para minimizar a vulnerabilidade.

Posicionamento de produtos

Uma boa opção para posicionar os produtos de maior valor do supermercado é aproximar a sessão aos colaboradores fixos da operação. Para garantir a segurança dos itens com maior risco de furto, a dica é usar gôndolas que funcionem com proteção eletrônica, por exemplo.

Tecnologia disponível

A tecnologia mais usada hoje em dia nos supermercados do mundo é baseada em monitoramento por CFTV (Circuito Fechado de TV). Para o melhor desempenho desta ferramenta, é importante que as câmeras ofereçam qualidade para que a imagem possa ser usada como evidência em caso de furtos.

Fonte Blog Apas Show
Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.