Exclusivo: Guia de vendas de Natal para o Varejo

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Que o Natal é a data mais importante para o varejo brasileiro, todo mundo sabe. Mas, diante da alta na inflação entre outros fatores econômicos, o consumidor deverá apertar o cinto durante as compras natalinas. É o que indica uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que ouviu 601 pessoas em todas as capitais do País. Apesar do gasto médio por presente apresentar uma retração de 22% em relação 2014, a intenção de compra aumentou. Segundo o levantamento, o total de consumidores que pretendem presentear alguém passou de 87% para 93%.

“Cerca de 6% estão indecisos. Levando em consideração os entrevistados que disseram o quanto irão desembolsar, o gasto médio por presente deverá ser de 107 reais e a quantidade de itens comprados vai variar entre 4 e 5 presentes”, comenta Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Principais dados

– Consumidores das classes C, D e E devem gastar 98 reais por presente.
– 137 milhões de brasileiros devem presentear alguém neste Natal.
– Dinheiro será a forma de pagamento mais utilizada neste Natal (42,3%).
– Para quem utilizar o parcelamento, a média será de cinco prestações.
– Filhos serão os mais presenteados e roupas serão os principais presentes.
– Para 64,6% dos consumidores, o preço é o fator de maior peso no ato da compra.
– Shopping Center se destaca como principal local de compra (50,4%).
– 30,3% dos entrevistados irão comprar presentes em lojas virtuais.
– Cerca de 82,5% pretendem fazer pesquisa de preço antes de fechar a compra.

Varejo
Fatores que podem influenciar o consumidor a entrar na loja e realizar uma compra

– Promoções e descontos (76,7%)
– Preço (49,7%)
– Qualidade dos produtos (22,1%)
– Variedade de produtos (20,7%)
– Facilidade em formas de pagamento (20,7%)

Presentes mais procurados

– Roupas (67,2%)
– Calçados (37%)
– Brinquedos (31,7%)
– Perfumes e cosméticos (27,7%)
– Acessórios [cintos, bolsas, bijuterias] (19,8%)

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