Dicas para ter sucesso na Black Friday

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A Black Friday, campanha de vendas que traz descontos em diversas redes de compras pelo país, mostra a cada ano por que continua sendo a maior data de descontos do varejo mundial: Segundo dados da ClearSale, as vendas no dia 27 de novembro de 2015 totalizaram mais de R$ 1,5 bilhão de reais. E mesmo com a instabilidade econômica, o ticket médio foi de R$ 492, com um aumento de R$ 76 em relação a 2014.

Para ajudar as empresas que estão começando na Black Friday, reunimos dicas de e-commerces que hoje são cases de sucesso dentro da data.

Confira!

Envolva todas as áreas da empresa na organização da Black Friday

“O principal erro das empresas na Black Friday é não envolver todas as áreas da empresa. Escuto muita gente falando que quem faz a data é a área comercial e o marketing – Quem pensa dessa forma está pensando em uma estratégia muito arriscada. É preciso envolver a logística,TI, financeiro, SAC, jurídico, entre outros. Por ser uma data em que existe um pico muito forte de venda em um período de tempo muito curto, direta ou indiretamente todas as áreas são afetadas. É preciso levantar em quais pontos e como cada área será afetada e ter um planejamento para isso. Por exemplo a logística e o SAC são áreas que são afetadas somente após a BF e se elas não estiverem dimensionadas corretamente, certamente haverá muitos problemas para o cliente e como consequência um prejuízo financeiro grande para a empresa em virtude dos cancelamentos e insatisfação dos clientes”, explica o diretor de marketing e produtos da MadeiraMadeira, Robson Privado. Durante a Black Friday de 2015, o e-commerce faturou R$7.1 milhões, um valor que representa 8,2% sobre o faturamento anual da empresa.

Saiba atender antigos e novos clientes

“Aproveite o fluxo de clientes e esteja preparado para recebê-los. O consumidor frequente precisa se sentir ainda mais valorizado. Para isso, é importante que ele encontre as melhores oportunidades e tenha a certeza de que está adquirindo uma promoção Black Friday confiável. Já o novo cliente precisa conhecer o máximo da sua plataforma para que ele se torne um cliente recorrente e crie um vínculo de compra e de pesquisa com o site. Nesses dois casos, nunca é demais salientar, que a experiência de compra dentro da página. Criar uma navegação fácil, ter agilidade na aprovação do pagamento e uma experiência positiva pós-compra, com a garantia de entrega dentro do prazo, precisa ser prioridade para a empresa. Prever possíveis falhas garante o sucesso e a repercussão da sua marca como grande player no mercado”, afirma o CMO do Peixe Urbano, Adalberto da Pieve.

Planeje a sua operação

“Ter produtos interessantes e promoções boas é importante para obter sucesso na Black Friday, mas o planejamento da empresa para o período é essencial. Dessa forma, é indicado desenhar todas as ações que serão desenvolvidas. Isso possibilita obter uma previsão da quantidade de pedidos que a marca irá receber no dia e entender o que precisa ser reforçado na operação, tanto em relação à infraestrutura dos sites, como também à estoques, logística e atendimento do cliente. Além disso, testar é muito importante para entender os gaps da operação e, assim, poder corrigir antes da data”, aponta Samantha Schwarz, gerente de contas daInfracommerce, empresa que oferece soluções para e-commerce. A empresa é responsável pelo e-commerce de mais de 40 marcas e, na Black Friday, já chegou a registrar aumento de 400% de acessos nas lojas virtuais.

Conheça e se comunique com seus consumidores

“Conhecer o consumidor é um fator chave para ter sucesso no BlackFriday. Esse “feriado” que teve sua origem no mundo online, agora também acontece no mundo físico – lojas garantem grandes descontos como nos sites e alteram seus horários de funcionamento e escalas para atender à grande demanda. Com isso, é importante também se comunicar com os atuais e futuros clientes. O que acontece é que nem todas as lojas de uma mesma rede participarão do dia de descontos. Por isso, é muito importante comunicar os clientes sobre o horário especial de funcionamento, o que estará em promoção, além de sugerir que todos cheguem mais cedo para conseguir adquirir os melhores produtos e também aumentar o potencial de compra”, finaliza o CEO da Seed Digital, Francisco Forbes. A empresa,fundada em 2014, é líder de analytics para o varejo. Por meio de tecnologia própria, a empresa busca fornecer dados precisos de hábitos de consumo, que possibilitam o cruzamento de informações para a tomada de decisões estratégicas e mensuração da eficiência do investimento em comunicação.

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