Especialista dá dicas para obter sucesso nas vendas de Natal

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Natal é a época mais importante do ano para quem trabalha com vendas. O consumo aumenta e, consequentemente, essa passa a ser a grande oportunidade para os vendedores alcançarem suas metas. Além disso, o período natalino traz um clima de encantamento, cores e detalhes, com os centros comerciais todos enfeitados.

Para que os profissionais que atendem ao público nas lojas possam chegar às semanas que precedem o Natal com todo pique e foco no sucesso, a especialista em treinamento para o Varejo e fundadora da Agência Pupa, Marta Ferreira, conta a seguir os segredos que a transformaram em uma fera das Vendas:

  • É preciso se preparar para a temporada do Natal, cujo ritmo de circulação de clientes nas lojas está bem acima das demais épocas do ano. “Para mim, a preparação começava o quanto antes. A ideia era separar toda carteira de clientes que iria contatar, a fim de me ajudar a atingir a meta. Planejamento sempre foi  a chave para o meu trabalho”;
  • Além de buscar entender a campanha proposta pelo shopping ou conjunto comercial e pela empresa que eu trabalhava, sempre procurei saber o máximo de informações possível sobre os produtos que chegariam, acerca do estoque e também memorizar todos os preços. “Isso me dava a segurança de saber que tinha todas as ferramentas à mão e que, a partir dalí, meus objetivos dependiam só do meu esforço”;
  • É aconselhável adotar uma dieta diferenciada que permita ao profissional ter bastante energia, principalmente na reta final. Outra coisa importante é dormir bem e chegar ao trabalho todos os dias bem descansado;
  • Conhecer a concorrência;
  • Ter a vitrine sempre memorizada;
  • Fazer networking.  “Quando atuava em vendas, eu procurava fidelizar meus clientes acima de tudo e, assim, garantia minha clientela fixa”;
  •  Nunca empurrar produtos. O segredo está em ouvir o cliente;
  • Vender adicionais. “Esta sempre foi uma premissa para mim. Meu papel como vendedora era vender adicional, uma vez que o primeiro item quem vendeu foi o marketing do shopping e da empresa”;
  • Cuidar das minhas estatísticas. “Contra números não há argumentos. Eu fazia minhas estatísticas diariamente”;
  • Ter senso de equipe. “Não me lembro de ter ficado discutindo com minhas gerentes. Claro que confusões podem acontecer, mas deve-se chegar a um senso comum e resolver tudo rapidamente para poder voltar a vender, que é o mais importante”;
  • Registrar ou anotar os erros cometidos para aprender com eles. “Quando eu errava em algum atendimento, ficava desapontada, afinal Natal é uma vez só no ano e eu gostava de saber que o cliente estava feliz. Para resolver isto eu tinha um diário onde anotava minhas falhas para depois tentar saná-las”;
  • Por fim, fuja das más notícias. Ficar em rodinhas com vendedores de outras lojas ou na frente da TV ouvindo sobre crise só joga as pessoas para baixo. “Eu sempre tive uma atitude positiva e batalhava pelas minhas vendas. Então, pense, antes de qualquer coisa, em suas potencialidades e dê o seu melhor!”.

 

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