Cervejas e vinhos devem alavancar vendas nos supermercados no Dia dos Pais

0 770

Apesar de ser uma data comemorada pelas famílias brasileiras o Dia dos Pais não está entre as principais quando se trata de vendas nos supermercados. Porém, este ano o cenário parece ser um pouco diferente, tanto que a Associação Paulista de Supermercados (APAS) espera crescimento de 1,5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.  “O dia dos pais chega em um momento em que a Copa do Mundo e as férias de julho drenaram boa parte dos recursos de lazer das famílias. Além disso, a retomada do emprego formal foi freada devido à greve dos caminhoneiros. Por esses motivos, o consumo tende a cair nos mais variados canais do varejo, sendo assim, a projeção de crescimento nas vendas dos supermercados é uma boa notícia”, explicou Thiago Berka, economista da APAS.

Para os supermercados, as vendas para o dia dos pais envolvem, basicamente, produtos ligados a um almoço especial com massas e carnes (para churrasco). Porém, agora, os supermercados também são usados como um canal onde podem ser comprados presentes, principalmente, cervejas importadas ou artesanais e os vinhos. Como as bebidas alcoólicas estão com deflação no acumulado de 2018, queda de 3,01%, esses produtos podem ser atrativos para se criar promoções e alavancar as vendas.

“Nos últimos anos o varejo e a indústria vem utilizando do uso de kits e multipacks para alavancar mais as vendas. Nos supermercados o mais comum é o uso de kits churrascos e kits de bebidas alcóolicas. Além disso, de acordo com a ocasião, são feitas combinações entre categorias como cervejas artesanais ou especiais, mais carne ou petiscos, ou por exemplo vinhos mais queijos especiais. Outros tipos de kits envolvem equipamentos ou materiais, como vinho com abridor e cerveja com taça, que garantem presentes com valor agregado maior e facilitam a vida dos filhos”, comentou Berka.

A comunicação e montagem da loja são outro ponto importante para mostrar aos clientes que os supermercados são muito mais do que o local onde você compra os produtos do dia a dia. “Supermercados ainda não são vistos como fonte de presentes, porém, podem garantir maior número de vendas, principalmente porque este é um ano em que bares e restaurantes vem sofrendo devido os cortes em gastos de lazer das famílias brasileiras”, avaliou o economista da APAS.

Crescimento da área de Rotisserie

A Rotisserie é uma seção que os supermercados estão apostando nos últimos anos, investindo em espaços mais atrativos, pratos bem elaborados e nutritivos. Com isso, o segmento vem desempenhando um bom papel e contribuindo para o faturamento das lojas. “A cada ano as ações especiais nos supermercados aumentam com o objetivo de alavancar as vendas para a data, abrindo mais uma oportunidade para competir com canais como restaurantes e entregas em domicílio. Entre as iniciativas estão as sugestões de cardápio para facilitar a decisão de filhos e conjugues envolvendo várias opções de assados tradicionais (bovino, aves, peixes), saladas e massas prontas”, comentou o economista da APAS.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.