Cashback é a ferramenta mais usada nas compras online pelo shopper, diz estudo

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Ferramentas de alavancas promocionais, que proporcionam fidelização do consumidor, vêm apresentando uma grande expansão, um movimento que foi impulsionado no pós-Covid. De acordo com o estudo “Alavancas Promocionais – na visão das empresas e dos consumidores”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Toluna, a adoção de ferramentas promocionais foi acelerada pela pandemia: 72% dos consumidores afirmam ter aumentado o uso desse descontos, promoções, programas de pontos e cashback¸ entre outros meios, em suas compras online e lojas físicas.

Descontos/ Promoções (63%), Programa de Pontos (52%) e Cashback (48%) são as principais iniciativas promocionais utilizadas pelo consumidor. Por outro lado, o varejo ainda precisa se adaptar a esse comportamento dos consumidores, já que somente 17% oferecem Programa de Pontos e nenhuma empresa entrevistada oferece Cashback. Descontos/ Promoções são dominantes: 94% das empresas oferecem.

“O Covid-19 acelerou a transformação digital do varejo e a adoção de novos hábitos pelos consumidores. Por isso, é importante que as empresas entendam as mudanças no comportamento de seus clientes, se conectem com os novos hábitos e busquem alavancas promocionais que sejam relevantes e agreguem valor”, afirma Eduardo Terra, Presidente da SBVC.

O estudo fez uma radiografia das principais alavancas promocionais que são utilizadas por consumidores e empresas do setor, mostrando que ganharam espaço na fidelização desses consumidores. Para as lojas físicas, 71% das empresas afirmam ter aumentado sua base de consumidores fiéis em mais de 5% com Programas de Pontos. Já no varejo online, o Frete Grátis fez com que 43% das empresas aumentassem sua base de consumidores fiéis em mais de 5%.

O estudo mostra que o Cashback (21%) é a ferramenta mais usada nas compras online pelos consumidores, mas somente 7% das empresas oferecem esse tipo de serviço. Uma boa oportunidade para empresas do setor captarem novos clientes e fidelizá-los.

Fonte SBVC
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