Brasileiros estão passando mais tempo e gastando mais nos shoppings

0 245

Os brasileiros estão passando mais tempo no shopping center e gastando mais. Em 2016, o frequentador ficou 76 minutos, em média, no shopping, enquanto em 2012, o tempo médio era de 73 minutos.

O tíquete médio aumentou de dois anos para cá, de R$ 196,81 em 2012 contra R$ 243,82 este ano, em valores ajustados pelo IPCA.

Os dados constam da pesquisa bianual da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) em parceria com a GFK, empresa alemã de estudos de mercado.

Foram realizadas 3.327 entrevistas em Brasília, Belém, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto e São Paulo.

Segundo a pesquisa, a principal razão para o aumento do tíquete e das visitas pode ser, ironicamente, a crise econômica.

Com a alta do dólar, os consumidores de maior poder aquisitivo e que costumavam realizar compras no exterior deixaram de viajar e passaram a comprar nos shoppings, analisa a pesquisa. Esse público costuma gastar mais que duas vezes o valor gasto pela classe C.

O que eles buscam

Fazer compras é o maior motivo para visitar o shopping center, citado por 45% dos entrevistados. Em 2012, no entanto, a proporção era de 47%.

Ainda que nem todos os que visitam o centro saiam com alguma sacola nova, a proporção de pessoas que fazem alguma compra aumentou. Cerca de 59% fizeram alguma compra em sua última visita ao shopping e, em 2012, no entanto, essa fatia era de 48%.

Cerca de 72% dos frequentadores foi ao shopping buscando uma loja específica. A Renner motivou 9% das visitas, a C&A 7% e a Saraiva 4%.

Riachuelo, Centauro e Marisa também atraíram os consumidores. Em 2012, Lojas Americanas e Carrefour eram mais atraentes para 8% e 2% dos clientes, mas não apareceram no ranking deste ano.

O cinema ficou mais popular e se tornou um dos principais motivos para 7% dos visitantes em 2016, contra 4% quatro anos atrás, segundo levantamento da Abrasce.

A maioria dos entrevistados, 61%, vai ao cinema pelo menos uma vez por mês e, desses, 12% vão assistir a algum filme semanalmente.
Caixa eletrônico, lotérica e agência bancária foram serviços usados por grande parte dos clientes, apontou a pesquisa.

A visita à praça de alimentação não poderia deixar de faltar: 41% dos visitantes do shopping parou para comer algo.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.