Zara freia expansão de lojas e mira compras pela internet

0 178

A Inditex, maior loja de roupas do mundo, refreou os planos de expandir as lojas porque a proprietária da Zara está se aprofundando mais nas compras virtuais como forma de impulsionar o crescimento das vendas.

A empresa espanhola de varejo visa a aumentar de 6 por cento a 8 por cento seu espaço comercial nos próximos anos, menos que a meta anterior de 8 por cento a 10 por cento, disse a Inditex na quarta-feira.

Os analistas aplaudiram a mudança porque os consumidores virtuais costumam gastar mais e a ação chegou a subir 4,2 por cento.

“A Inditex fez a escolha certa”, escreveu Jamie Merriman, analista da Sanford C. Bernstein. “Talvez isso surpreenda alguns investidores, considerando o forte desempenho das vendas, mas acreditamos que a Inditex é claramente capaz de aumentar sua fatia no mercado com o comércio eletrônico, uma abordagem com um uso menos intensivo de capital”.

Desde que abriu o capital em 2001, a Inditex multiplicou as vendas por mais de seis através da expansão agressiva de suas oito redes. Dois terços de suas 7.000 lojas abriram ou foram reformadas nos últimos três anos.

A Inditex agora está desacelerando com as lojas físicas. A operadora da rede Bershka também informou o crescimento anual dos lucros mais acelerado em três anos.

A Inditex, que tem o melhor desempenho no Euro Stoxx 50 Index desde sua abertura de capital, registrava uma alta de 3,9 por cento, para 30,55 euros, até as 12h40, em Madri nesta quarta-feira.

A expansão virtual vai compensar a redução do crescimento espacial, disse o CEO Pablo Isla em uma teleconferência. As oito marcas terão lojas virtuais em toda a União Europeia e na Turquia até o fim deste ano.

A Inditex encerrou 2015 com operações on-line em 27 mercados e pretende entrar em Taiwan, Hong Kong e Macau em 2016.

Os consumidores que compram pela internet recorrem às lojas físicas para realizar dois terços das devoluções, o que estimula compras adicionais, disse Isla, acrescentando que a maioria das devoluções de produtos se deve à troca de tamanhos.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.