Via Varejo vai ampliar o descarte sustentável de lixo eletrônico

0 121

O Dia do Consumo Consciente, celebrado hoje, tem mobilizado uma série de iniciativas relacionadas ao tema ao longo de todo o mês. E é também em outubro que a Via Varejo, pioneira na implantação de coletores para lixo eletrônico, anuncia que passará de seis para 32 as unidades Casas Bahia e Pontofrio que possuem os coletores.

“Essa ampliação já estava sendo planejada. Na verdade, o objetivo é crescer ainda mais, com previsão de termos 100 coletores até o final do ano e não só no estado de São Paulo, mas também em outras regiões”, destaca Hélio Muniz, Diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Via Varejo.

Nos primeiros seis meses do projeto e com apenas seis coletores, a Via Varejo recolheu mais de duas toneladas de resíduos. A expectativa é atingir três toneladas agora em outubro. A iniciativa tem a parceria da Green Eletron, a maior gestora de logística reversa de eletroeletrônicos do país. Ela não só realiza a coleta como toda a logística reversa, a qual envolve o envio do material para recicladoras, responsáveis por transformar estes itens em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria.
“Nosso país é líder em produção de lixo eletrônico na América Latina. Precisamos agir rapidamente para mudar o comportamento e acreditamos que é possível educando e tornando mais acessíveis ações como essas. Além da ampliação dos pontos de coleta, intensificamos o Reviva, nosso programa de coleta seletiva e que hoje abrange 100% da nossa operação, incluindo lojas Casas Bahia e Pontofrio, CDs, fábrica e matriz”, explica Muniz.

Anualmente o Reviva recicla 10 mil toneladas de materiais por ano e beneficia mais de 200 famílias de cooperados, aumentando em até três vezes a renda mensal dessas famílias, quando comparado com a média nacional de cooperativas similares.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.