Vendas de ovos de chocolate caem 14% nos supermercados gaúchos

0 124

Um feriadão de muitas comemorações em família e de pouco chocolate. Assim pode ser sintetizado o período de Páscoa segundo a percepção dos supermercadistas consultados pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que divulgou o balanço das vendas do setor na manhã do domingo (27). Segundo a apuração da entidade, a comercialização de ovos de chocolate caiu 14% em relação à Páscoa de 2015, em volume físico, confirmando as expectativas que apontavam um consumidor mais retraído para a data neste ano.

Segundo o presidente daAgas, Antônio Cesa Longo, muitos gaúchos recorreram à volta da tradição de preparar pequenos cestos, com balas, tabletes, coelhinhos e presentes menores, para agraciar as crianças.

Informados de que nos últimos dias os supermercados realizariam promoções especiais de ovos de Páscoa, 40% consumidores deixaram as compras para a última hora. “Nestes três últimos dias, houve descontos de cerca de 20%, mas algumas lojas conseguiram fazer promoções do tipo compre um e leve dois em determinadas marcas. Quem quis garantir seu ovo favorito antecipou as compras”, sublinha o presidente da Agas. Este comportamento de antecipação na compra de chocolates ficou mais evidente entre os gaúchos que adquiriram os chamados “ovos premium”: de acordo com Longo, as vendas deste tipo de ovo de Páscoa com maior valor agregado mantiveram-se estáveis em relação a 2015, e representaram cerca de 13% do total de ovos comercializados. Em média, os preços dos ovos de chocolate estiveram 15% superiores na comparação com a Páscoa passada.

A surpresa negativa do setor foi uma queda de 5% nas vendas de caixas de bombons, uma das apostas do segmento para esta Páscoa. Segundo Longo, os supermercados já começam a reabastecer os estoques deste produto nesta semana com vistas ao Dia das Mães, quando os bombons voltarão a ganhar evidência nas gôndolas. Já a comercialização de pequenos tabletes de chocolate e de balas cresceu 2%, reforçando a tendência de produção de cestos caseiros para presentear crianças e pessoas próximas. Segundo dados de pesquisa realizada pela Agas em fevereiro deste ano, cada consumidor pretendia presentear em média quatro pessoas nesta Páscoa. Ao total, os supermercados gaúchos comercializaram 7,6 milhões de ovos de Páscoa e 5,8 milhões de caixas de bombons em todo o Estado.

Outro produto típico da data, as colombas pascais tiveram vendas semelhantes às do ano passado. “Ouve uma antecipação da exposição deste produto, que ensejou que as pessoas adquirissem as colombas como opção de presente”, avalia o presidente da Agas.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.