Pneus, linha branca, pequenos eletrodomésticos, lenços umedecidos infantis e bebidas alcóolicas lideram o ranking de produtos que registraram maior aumento de vendas durante a Black Friday, realizada na sexta-feira, dia 25. O levantamento, feito pela NeoGrid/Nielsen, com base na coleta informações de mais de 100 redes de varejos em todo o Brasil, comparou a média de unidades vendidas nas três sextas-feiras anteriores à Black Friday com as vendas do dia do evento.
A variação chegou a ser 8 vezes maior, como no caso da categoria pneus, e 6 vezes nos eletrodomésticos da linha branca, que incluem geladeiras, microondas e lavadoras. Dentre as bebidas alcóolicas, o whisky teve maior destaque: suas vendas cresceram 9 vezes em comparação com as sextas anteriores.
Para Miguel Abuhab, fundador da NeoGrid, o aumento tem relação com as promoções realizadas pelos varejos e pelo próprio marketing em torno da data. “Muitas pessoas esperam este momento para fazer compras por um preço mais acessível, mesmo que o desconto não seja tão relevante”.
Categorias | Aumento de vendas (%) | Aumento de vendas (número de vezes) |
PNEUS | 719% | 8,19 |
LINHA BRANCA | 540% | 6,40 |
PEQUENOS ELETRODOMÉSTICOS | 421% | 5,21 |
LENÇOS UMEDECIDOS INFANTIS | 405% | 5,05 |
BEBIDAS ALCOÓLICAS | 401% | 5,01 |
TÍTULO DE DVD E VHS | 385% | 4,85 |
SAPONÁCEOS | 366% | 4,66 |
VESTUARIO/TEXTIL | 341% | 4,41 |
RECIPIENTES | 327% | 4,27 |
APARELHO CELULAR | 293% | 3,93 |
ELETRO LINHA MARROM | 281% | 3,81 |
Dados: NeoGrid/Nielsen com base em mais de 10 mil Lojas de supermercados em todo o Brasil.