Varejo de eletrônicos prevê primeiro semestre forte

0 30

O varejo de eletrônicos espera ter muito o que comemorar até a Copa do Mundo de 2014. A expectativa de alta nas vendas de aparelhos de TV tem sido destacada pelas principais companhias do setor, como ViaVarejo e Magazine Luiza. Apesar disso, há incertezas sobre se a boa performance esperada para o primeiro semestre será sustentada dali para a frente.

“Mesmo quem não acredita que a Copa será um momento positivo para o Brasil como um todo, tem que perceber que será bom para nosso setor”, disse o diretor executivo de Operações do Magazine Luiza, Frederico Trajano. Ele espera que as vendas de TVs subam 40% na varejista em 2014 ante o ano anterior. Uma pesquisa divulgada pela GFK em novembro com 500 consumidores apontou que 32% dos entrevistados pretendiam comprar uma TV de tela fina nos próximos seis meses. O item ficou à frente de smartphones (30%) e notebooks (24%).

Para Nuno Fouto, diretor de Estudos e Pesquisas do Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar-FIA), a tendência é de uma desaceleração das vendas de eletrônicos no segundo semestre. Ele destaca que as famílias já estão privilegiando a compra de eletrônicos em detrimento de outros bens, como de vestuário. Passado o impulso da Copa, porém, deve haver um ajuste de volta para bens não duráveis já que os consumidores vêm adiando as compras desses itens.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.