Terminais de self-checkout reduzem em 30% o tempo em filas no supermercado

0 98

Terminais de self-checkout já são realidade em lojas de supermercados das redes Savegnago e Delta, localizadas no interior de São Paulo, e da Imperatriz, de Florianópolis, Santa Catarina. Trata-se de um caixa inteligente de autoatendimento, que permite ao cliente realizar, sozinho, todas as etapas da compra numa loja, desde pesar os produtos e registrar os códigos de barras no leitor, até efetuar o pagamento. Além de maior comodidade aos clientes, a facilidade garante aos lojistas reduzir, em até 30%, o tempo de espera nas filas dos supermercados.

O self-checkout da Consinco, desenvolvedora de sistemas de gestão (ERP) para o segmento de autosserviço alimentar, são terminais fáceis de administrar e foram projetados com recursos de áudio e vídeo para orientar os consumidores. Basta passar os produtos no leitor de código de barras para registrar a compra. Tudo pode ser identificado em um monitor touch screen. Os caixas são equipados com sistema antifraude, composto por câmeras e balanças, para garantir ao lojista a segurança de que o cliente registrará toda a compra. A tecnologia é fabricada no Brasil pela Laurenti, líder da América Latina em solução ATM bancário, e possui periféricos 100% nacionais. “O sistema é bastante intuitivo e prático para o cliente de todos os perfis e idades”, afirma o executivo José Maria Silva, diretor de produtos da Consinco.

Seis terminais da nova tecnologia chegaram mais recentemente na nova loja da Imperatriz Gourmet localizada na Avenida Othon Gama D´Eça, no centro de Florianópolis, para auxiliar os demais caixas no atendimento. A rede estreou a solução da Consinco em julho, na unidade do Beiramar Shopping, com quatro máquinas. A comodidade no atendimento e a forte adesão dos clientes motivaram a rede a planejar o investimento em novos terminais nos próximos meses para todas as suas 15 lojas, com a implementação de aproximadamente 70 terminais. A Imperatriz é a primeira rede de supermercados a adotar o sistema no Estado de Santa Catarina.

Além do sul do país, o self-checkout da Consinco chegará em breve a Piracicaba, interior de São Paulo, em uma nova loja da rede Delta. A rede ainda deve instalar os caixas inteligentes nas outras seis lojas nos próximos meses.

A rede Savegnago, maior grupo supermercadista do interior do estado de São Paulo, foi o primeiro cliente Consinco a implementar o self-checkout, no final de 2015, em duas de suas lojas localizadas em Ribeirão Preto e São Carlos. Em junho, a rede implementou o sistema também em Barretos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.