Supermercados vão usar sacos mais grossos

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A indústria e os supermercados desenvolveram uma estratégia para poupar o ambiente e “oferecer aos consumidores uma solução para levar as compras para casa” sem pagar a taxa de 8 cêntimos mais IVA (9,84 cêntimos) que amanhã passa a ser aplicada a todos os sacos de plástico leves, vulgo “saco de supermercado”. A taxa aplica-se a sacos com espessura inferior a 50 mícrons e tem de ser paga pelo consumidor final, com o objetivo de levá-lo a reutilizar mais e gastar menos sacos. Algumas das maiores insígnias de supermercado já apresentaram os novos sacos aos consumidores, que surpreendem por serem mais grossos e resistentes.

Ana Isabel Trigo Morais, diretora-geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), garante que a estratégia dos comerciantes não passa por um bloqueio deliberado à taxa “verde” que o governo estima permitir arrecadar 40 milhões de euros adicionais este ano. Até porque “vão continuar a existir sacos de plástico leves, mas serão muito residuais face à utilização intensiva que vinha sendo feita”.

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