Supermercado diminui rupturas com tecnologia da NeoGrid

0 1.015

Com o objetivo de reduzir a falta de produtos nas prateleiras de seus pontos de venda, o Giassi Supermercados, uma das maiores redes varejistas do Sul do Brasil, firmou uma parceria com a NeoGrid, empresa de soluções para a gestão da cadeia de suprimentos. O projeto utiliza como base o OSA NeoGrid, solução inovadora que possibilita identificar os motivos das faltas em gôndola e ainda saber quanto dinheiro é perdido devido à indisponibilidade.

No projeto piloto utilizando o OSA, o Giassi realizou uma auditoria nas seções de maior giro de estoque em uma de suas lojas. A partir dos indicadores gerados pela solução, a empresa pode tomar algumas ações para aumentar a oferta de produtos para os shopperse, assim, diminuir a perda de vendas. Entre elas, a mudança de parametrização dos pedidos de reposição de sábado e segunda-feira, aumentando o volume de fim de semana; maior acompanhamento de férias e folgas dos repositores da loja, para garantir melhor abastecimento da gôndola; e alterações nos horários de promotores em loja, conciliando com reposição e vendas.

Com as alterações nos processos, o retorno foi rápido e positivo. “Os resultados foram muito bons. Tivemos uma redução de 30% para 8% nos itens com indisponibilidade na gôndola”, conta Adriana da Rosa Benfatto, Gestora de Categorias do Giassi Supermercados.

Adriana conta ainda que o OSA é muito importante para o processo porque verifica não só itens sem venda, mas também aqueles com venda abaixo da expectativa. “Isso complementa o acompanhamento de produtos que deixam de vender por estarem no depósito da loja e estoque virtual”, explica.

Para Mario Ruggiero, diretor de produto e marketing da NeoGrid, apenas uma solução automatizada, com tecnologia de ponta, permite a tomada de decisão de forma ágil sobre os motivos pelos quais os produtos não estão disponíveis na gôndola. “Ao identificar se a causa foi logística ou de execução de loja, o OSA possibilita às indústrias e aos varejos adequarem todo o processo de produção e distribuição das mercadorias com muita agilidade, evitando assim que ocorram faltas e excessos de estoque”

O Giassi pretende, a partir de agora, aplicar as auditorias nas demais unidades da rede.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.