Shopping centers de Manaus têm 164 lojas vazias

0 212

Pelo menos 164 lojas estão vazias nos principais shopping centers de Manaus, segundo a Associação Comercial do Amazonas (ACA). Esses dados só confirmam uma tendência nacional, revelada pela pesquisa da unidade de shopping, varejo e imobiliário do Ibope Inteligência que mostra que a vacância média nos shoppings centers brasileiros inaugurados nos últimos três anos é de 45%. As regiões Norte e Centro-Oeste são as maiores taxas do País: 56% e 53%, respectivamente. O menor índice é o do Nordeste, 39%, seguido por Sul (42%) e Sudeste (43%).

“Estamos passando por uma situação difícil no Brasil. A crise está se tornando doentia, até porque não sabemos que rumos iremos tomar. Boa parte dos shoppings lançados nos últimos três anos estão funcionando apenas com 50% de sua capacidade”, disse o presidente da ACA, Ismael Bicharra.

O economista Francisco Mourão Júnior tem a mesma explicação. “Infelizmente, com essa crise econômica, com dólar e juros altos, a disparada da inflação, o consumidor está mais cauteloso, não quer criar dívidas. E ainda tem que enfrentar o fantasma do desemprego, que virou realidade”, disse.

De acordo com o presidente da ACA, existem duas realidades nos shopping centers. A primeira, das lojas que não chegaram a ser inauguradas e outra que, com a situação econômica em queda, foram obrigadas a fechar suas portas. “Os shoppings que fazem mais negociação com os lojistas estão tendo um menor número de lojas desocupadas”, disse Bicharra, ressaltando que, mesmo com o pagamento apenas dos condomínios, algumas lojas não conseguem se manter. “O mercado atual mostra uma perspectiva de fechamento. Os empresários não estão sustentando os aluguéis. Não estão conseguindo sanar as dívidas, devido à queda no faturamento”, disse.

Segundo informações da ACA, o Shopping Ponta Negra apresenta 65 lojas vazias, o Via Norte, 63, o Manauara, 18, o Amazonas Shopping, 15, e o Sumaúma, três.

De acordo com o levantamento do Ibope Inteligência, os setores sustentados pelo crediário fecharam mais lojas em shoppings do que abriram. O estudo revela que o saldo foi negativo em shoppings inaugurados depois de 2012, para as revendas de eletroeletrônicos, móveis, utensílios domésticos, presentes, decoração e brinquedos. Foram exatamente esses produtos com pior desempenho de vendas em 2015, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.