Seis dicas para sua franquia ser um sucesso

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Por Germano Leardi Neto

Depois de muito tempo pesquisando a melhor marca para investir e decidindo o ponto comercial em que a sua unidade vai operar, não é hora de relaxar. Muito pelo contrário. Por mais que a franquia tenha nome forte e que o franqueador forneça formação inicial e apoio ao longo do negócio, o sucesso do empreendimento depende mais de você do que qualquer outro fator. Em outras palavras, nome reconhecido no mercado e suporte só funcionam até a página dois.

Assuma essa responsabilidade e arregace as mangas para que a sua unidade cresça de forma acelerada. Quem sabe você não se torna um franqueado-modelo da marca? Abaixo, confira seis dicas para ter sucesso na operação do seu empreendimento:

Planejamento – Investir em uma franquia significa o mesmo que abrir uma nova empresa. Com algumas vantagens, é verdade. Mas não é por isso que você deve deixar de fazer um plano de negócios e abandonar o seu espírito empreendedor. Antes de dar início nas operações, estabeleça algumas metas de curto e longo prazo e defina quais as estratégias para alcançá-las.

Elaborar um planejamento inclui uma série de fatores. Não esqueça, por exemplo, de observar a sazonalidade do produto. Quando chegar a baixa temporada, é preciso ter algumas cartas na manga para não sentir tanto o peso da queda das vendas. Manter um estoque equilibrado e apostar em promoções são uma saída.

Abuse das ferramentas e do suporte do franqueado – Uma franquia que se preze fornece ferramentas tecnológicas de última geração e dá total suporte, como cursos e treinamentos, para os franqueados. Você precisa comparecer em todos os eventos promovidos pela franqueadora. Lá, além de adquirir todo conhecimento para aumentar suas vendas e para driblar um período de crise, você deve conversar com outros franqueados que estão na mesma situação e criar uma rede de networking. Trata-se de um momento único para aprimorar habilidades e conhecer estratégias que deram certo.

Comunicação com o franqueado – Por mais que seja necessário encarar a unidade como um negócio próprio, o modelo de franquias possui uma série de regras que devem ser respeitadas. Fica claro, aqui, que você não pode tomar nenhuma decisão extrema sem consultar o franqueador. Por isso, procure manter uma comunicação direta e constante com ele, sugerindo, inclusive, melhorias e novas estratégias.

Formação da equipe – Seja bastante criterioso com a seleção dos profissionais que formam a sua equipe. Além de talentosos, eles precisam demonstrar vontade para crescer profissionalmente e saber atender os clientes.

Papel do líder – Como líder, você precisa ter conhecimento de todas as áreas do negócio e, principalmente, participar do dia-a-dia do funcionamento da franquia. Isso motiva a sua equipe e agiliza na hora de encontrar um problema e resolvê-lo. E, mais importante do que manter uma comunicação direta com o franqueador e com a sua equipe, é abrir espaço para um feedback dos clientes. Ninguém melhor do que os clientes para responder como andam as suas estratégias.

Relacionamento com a comunidade – Participar de eventos da categoria e criar uma rede de contatos profissionais são fundamentais para acelerar o crescimento do seu empreendimento. Agora, lembre-se, também, da importância de se apresentar bem diante da região em que atua. Dedicar um pouco de tempo e auxílio financeiro para instituições beneficentes ajudam a construir uma imagem positiva para as pessoas próximas. Aí, é um passo para elas virarem clientes também.

Germano Leardi Neto é diretor de relações institucionais da franqueadora imobiliária Paulo Roberto Leardi.

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