Segmento de alimentação tem alta de 9,4%

0 108

A resiliência do segmento Alimentação diante do atual cenário econômico está evidenciada na 10ª Pesquisa Setorial ABF Food Service. De acordo com o estudo, as redes de franquia do segmento tiveram um crescimento global de 9,4% em 2015 comparado ao ano anterior. O levantamento encomendado pela entidade à ECD Food Service registra também uma evolução de 9,5% no ticket médio das franquias do segmento no mesmo período, ante 4,9% em 2014.

Com uma receita da ordem de R$ 27,910 bilhões, apurada pela ABF no balanço do franchising no ano passado, que totalizou R$ 139,593 bilhões, as franquias de alimentação representam 20% do mercado de franchising e 7% de todo o mercado de alimentação no Brasil, cujo faturamento foi de R$ 350 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (ABIA). Do total de mais de 1 milhão de estabelecimentos que operavam no segmento no País em 2015, 23.932 eram unidades de franquias, de acordo com a ABF, o que representa 2% desse mercado.

“Esses dados comprovam a solidez e a estabilidade do segmento Alimentação no universo do franchising, pois mesmo diante desse quadro econômico complexo e desafiador, o segmento está demonstrando sua força e refletindo a própria resiliência do franchising, provada especialmente em momentos como esses”, declara Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF.

Quanto à variação do ticket médio entre 2014 e 2015 nas redes pesquisadas, as franquias do subsegmento Cafés, Chás e Sucos apresentaram maior índice, com 19,2%, seguido de Sorvetes, Milk shakes e Gelados (15,6%), Churrascarias, Grelhados e Espetos (13,8%), Árabes e Salgados (11%) e Peixes e Frutos do Mar (10,4%).

Para João Baptista Junior, coordenador do Comitê de Alimentação da ABF, “a pesquisa mostra que o consumidor está de fato mudando seus hábitos de consumo, migrando de um determinado tipo de estabelecimento para outro. Em função dessa nova realidade econômica, o consumidor está buscando alternativas para continuar tendo o prazer de alimentar-se fora do lar e de manter a comodidade dos serviços delivery”, observa e completa: “Alimentação demonstra ser de fato um segmento vigoroso do franchising e que atingiu um alto patamar de profissionalismo que nos permite dizer que temos os instrumentos necessários para superar os desafios.”

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.