A ausência de produtos na gôndola pode trazer dor de cabeça ao comerciante na hora de contabilizar os ganhos do mês. Dados de julho e agosto apontam a ruptura de cinco categorias e destacam o feijão como alimento que mais faltou nas prateleiras do varejo em todo o País.
Segundo o diretor de relacionamento com o varejo e indústria da NeoGrid, Robson Munhoz, os varejistas estão com dificuldade de encontrar o produto e renovar os estoques devido ao problema das safras, que foram prejudicadas pelo clima.
“ É natural que frente a fatores como crise e desemprego, o consumidor mude alguns hábitos e acabe deixando de comprar a quantidade que comprava antes, ou mesmo deixando de comprar esse item. Dessa forma, diante da instabilidade econômica e dos altos preços, o varejo fica mais cauteloso ao comprar o produto, com receio de que não haja consumo – e ele acaba faltando nas prateleiras”, explica ele.
Confira abaixo a tabela de ruptura nos meses de julho e agosto de 2016:
JULHO 2016 | |||
Setor | Categoria | Área | Ruptura |
Alimentos | LEITE ASSÉPTICO LONGA VIDA | Total Brasil | 16,88% |
Alimentos | FEIJÃO | Total Brasil | 16,63% |
Alimentos | DOCE DE LEITE | Total Brasil | 13,74% |
Alimentos | SORVETES | Total Brasil | 13,74% |
Alimentos | MARGARINAS | Total Brasil | 13,50% |
AGOSTO 2016 | |||
Setor | Categoria | Área | Ruptura |
Alimentos | FEIJÃO | Total Brasil | 15,24% |
Alimentos | DOCE DE LEITE | Total Brasil | 14,68% |
Alimentos | PIPOCAS DOCES | Total Brasil | 14,64% |
Alimentos | LEITE ASSÉPTICO LONGA VIDA | Total Brasil | 14,39% |
Alimentos | SORVETES | Total Brasil | 14,24% |
Fonte dos dados: NeoGrid/Nielsen
Os dados analisados são calculados pela solução NeoGrid Supply Chain Benchmark Powered by Nielsen, que traz o conceito OSA (On Shelf Availability), indicador que reúne informações homologadas de mais de 10 mil lojas de varejos do Brasil e que mede, diariamente, a disponibilidade de produtos na gôndola, a venda estimada por produto, por loja e por dia, as causas das faltas desses itens e como corrigi-las.