Redes investem R$ 5 mi em lojas conceito para atrair novos franqueados

0 67

 Algumas franquias, como a rede de lingeries Hope e a de artigos infantis Tip Top, têm apostado na criação de lojas-conceito –também conhecidas como flagship stores, em inglês– para aproximar os consumidores da marca. No caso das franqueadoras que possuem este modelo de loja, a estratégia tem ainda mais uma finalidade: ajudar a atrair candidatos que queiram abrir uma franquia.

Elisa Scabbia, diretora de operações da Hope, que possui uma loja-conceito na rua Oscar Freire, em São Paulo, diz que, na loja de 200 metros quadrados, os produtos são expostos de maneira diferente, mais minimalista (com poucos elementos) e valorizando os atributos de cada linha.

A decoração também é diferente, com sofás confortáveis e iluminação mais quente, para criar um ambiente intimista. Além disso, o espaço é utilizado para eventos, como lançamento de coleções. “Por meio dos eventos, atraímos para a loja os principais clientes, os franqueados, que podem acompanhar de perto as ações da empresa, celebridades e imprensa. Dessa forma, trazemos visibilidade para a marca, e acaba sendo benéfico para toda a rede”, diz.

O investimento foi de R$ 5 milhões para a loja-conceito, inaugurada em abril de 2012. Ela não revela o faturamento da unidade, mas, segundo Sabino, o projeto deu tão certo que os espaços regulares, de 40 metros quadrados, vão incorporar elementos da loja da Oscar Freire quando forem reformados.

“As lojas passarão a ser mais intimistas, com exposição menos massificada dos produtos. O piso também seguirá o da flagship store, intercalando cimento com carpete. A primeira unidade a seguir essa linha deve ser inaugurada no início de 2014, em Campinas”, declara. Sabino diz que a loja-conceito ajuda também na atração de candidatos à franquia. “Quando conhecem o local, os interessados em abrir uma unidade se encantam ainda mais com a marca e já querem partir para o negócio”, afirma.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.