Redes de franquias crescem 4,5%

De acordo com dados divulgados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, em 2015, o faturamento do mercado de franquias cresceu 8,3% comparado a 2014. Para 2016, a previsão varia de 6% a 8%.

Subiu para 3.073 o número de franqueadoras em 2015, contra 2.942 em 2014, o equivalente ao aumento de 4,5%. Já os segmentos que mais concentraram renda foram o de serviços e negócios com (21%) da preferência, alimentos (20%), saúde, esportes, beleza e lazer (18%), vestuário (7,4), hotelaria e turismo (7,3%), casa e construção (5,1%), entre outros.

O levantamento revelou ainda que, em 2015, 4,4% das lojas fecharam as portas e 14,7% foi o percentual de lojas abertas. A participação do segmento de casa e construção, por exemplo, foi de 9% nos últimos dois anos. Já a geração de empregos, associado ao mercado de Franchising, foi um aumento de 8,5% em 2015, comparado a 2014, gerando mais de 90 milhões em postos de trabalho no País.

Na contramão desses números, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que mais de 700 mil brasileiros percam seus trabalhos em 2016. Com isso, as pessoas encontram e depositam nos modelos de franquias – principalmente àquelas com baixo investimento, uma maneira de abrir o próprio negócio e driblar a crise financeira que assola o País.

“Especialista do Lar” – negócio que cabe no bolso

Diante de uma demanda ávida de empreendedores que surgem no Brasil, a Especialista do Lar, marca do Grupo E-Lar, viu uma oportunidade de crescer e criou metodologias de treinamentos específicos para os futuros franqueados. A previsão de retorno financeiro para o franqueado é de 12 a 18 meses e o valor inicial de investimento é de R$ 50 mil para direito de uso de marca.

A empresa, que oferece serviços voltados para manutenção e reparos em residências, condomínios e empresas, projeta fechar até o fim do ano 15 novas franquias e 2 filiais próprias, engordando a receita em mais de R$ 2,8 milhões. As primeiras capitais foco serão São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Brasília.

“Estimamos dobrar o número de franqueados em dois anos e miramos as regiões sudeste e sul. Em 2017, esperamos começar a atender países do Mercosul”, disse Luciano Lugli, sócio fundador da Especialista do Lar, do Grupo E-Lar, especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Gerenciamento de Projetos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.