Totvs – 728 x 90

Rede São Roque aumenta sua produtividade diária com solução da TOTVS

0 3

 

Uma história longa, de 44 anos, que começou com quatro famílias, no ano de 1.974, e resultou em 19 unidades, responsáveis por empregar quase 2,5 mil pessoas, um mix de mais de dez mil itens comercializados, 57 tipos de produtos feitos na sua Padaria Central e um Centro de Distribuição próprio – essa é a rede de supermercados São Roque. Nessa crescente evolução, a empresa se deparou com um novo desafio para os seus negócios: melhorar o desempenho da sua operação logística. Para essa missão, decidiu apostar em uma prática inovadora, por meio de uma tecnologia chamada Convocação Ativa, desenvolvida pela TOTVS.

Do CD, saem, em média, 20 mil caixas por dia, com entrada de outras 30 a 60 mil. Toda essa movimentação passa pelas mãos de 15 separadores, encarregados por pegar as caixas dos produtos e colocá-las em páletes, para a expedição reabastecer todas as lojas da rede. A questão é que toda essa dinâmica acontece em um galpão de sete mil metros quadrados, o que dificulta o controle quanto à produtividade e gestão da operação.

A iniciativa de unir inovação e tecnologia a favor de resultados para os negócios transformou a rotina dessas atividades. Os operadores, que já usavam coletores de dados, passaram a ter a solução Convocação Ativa instalada nos seus dispositivos e, começaram a contar com uma nova aliada de trabalho. Ela tem inteligência para analisar os cenários e as demandas do dia para definir o que cada um deve executar. Assim que inicia a sua jornada, o separador faz login na ferramenta, com usuário e senha, e já recebe as suas tarefas iniciais, como: “rua 1, apto 3 – pegue 10 caixas do produto x”. Assim que chega à localização indicada, ele retira os pedidos, faz a leitura dos códigos de barras e posiciona os itens nos páletes. Feito isso, basta informar que a ação foi finalizada, que a sua próxima demanda é gerada, automaticamente.

O sistema calcula quantas pessoas são necessárias para movimentar um volume específico de mercadorias e pode solicitar mais operadores para as áreas onde há maior trabalho em um determinado período. Conforme ficam livres de outras atividades, a aplicação convoca, proativamente, os separadores, por meio de uma mensagem no equipamento móvel de radiofrequência, para que se dirijam a um outro local e iniciem uma nova tarefa.

Simplificar os processos, por meio da tecnologia, transformou a área como um todo. Antes, existia a posição de um operador de mesa, responsável por avaliar a situação do momento e imprimir etiquetas com uma nova ação a ser executada. Fisicamente localizado no centro do depósito, era para este ponto que o separador precisava se dirigir ao fim de cada atividade, para saber qual seria a sua próxima tarefa – essa dinâmica fazia com que cada um perdesse uma hora útil de trabalho por dia, lembrando que o CD tem sete mil metros quadrados.

Com o Convocação Ativa nos coletores de dados, este deslocamento passou a ser desnecessário e o processo de trabalho se tornou mais produtivo, aumentando em 15 horas úteis por dia, que eram desperdiçadas no modelo antigo. O operador de mesa também pôde ser reaproveitado para uma função mais estratégica, atuando como um coordenador das equipes.

Essa automatização das rotinas de separação trouxe inúmeros benefícios. Além de agilidade e maior eficiência, a operação passou a gerar dados que antes não existiam – com eles, foi possível ao São Roque estabelecer uma meta de trabalho para os operadores (homem x caixa/hora), gerando engajamento interno e motivação entre as pessoas. O monitoramento constante também viabilizou relatórios dinâmicos para o nível gerencial, por meio de dashboards, que trazem informações sobre as atividades e o rendimento de cada usuário. Dessa forma, o gestor consegue ter uma visão integrada do fluxo de movimentações no CD, os seus principais gargalos e onde é possível otimizar, ainda mais, as ações.

“O poder de gestão que o Convocação Ativa nos dá um grande diferencial para a nossa operação. Além de melhorarmos a produtividade do setor de separação, passamos a ter visibilidade sobre o trabalho de cada separador e, com isso, conseguimos atuar de forma mais próxima, em busca dos melhores resultados. Inovar faz parte da nossa história e continuará, sempre, a permear a nossa estratégia de crescimento”, comenta Tony Godinho, gerente de TI da rede de Supermercados São Roque.

Para 2018, a expectativa é inaugurar uma segunda unidade na cidade de Ibiúna, além das que estão localizadas em São Roque, Mairinque, Vargem Grande, Caucaia do Alto, Tijuco Preto, Boituva, Salto, Tatuí, Avaré, Cotia e Salto de Pirapora. A rede também utiliza o software de gestão especialista em supermercados RMS by TOTVS e o Smart Analytics, plataforma de Business Analytics da TOTVS, desenvolvida em parceria com a GoodData.

“Somos parceiros dos nossos clientes para que, juntos, possamos desenvolver tecnologias inovadoras, capazes de transformar cenários e trazer resultados efetivos para a sua operação. Nosso objetivo é atuar, cada vez mais, com soluções especializadas para ajudar as empresas a simplificarem a gestão dos seus negócios”, finaliza Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.