Receita líquida do GPA cresce 12,4% no 3º trimestre com forte desempenho do Assaí

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A receita líquida com as vendas totais do segmento alimentar do Grupo Pão de Açúcar somou 12,258 bilhões de reais no terceiro trimestre, alta de 12,4 por cento ante igual período do ano anterior, puxada pelo forte desempenho da área de atacarejo Assaí, que teve aumento de 25,2 por cento nas vendas líquidas.

A receita líquida do GMV, que inclui as transações em que a companhia realiza a venda de produtos de parceiros, somou 12,27 bilhões de reais de agosto a setembro.

As vendas líquidas ‘mesmas lojas’, excluindo efeito calendário, do segmento alimentar mostraram elevação de 7 por cento. O dado inclui as lojas convertidas de Extra Hiper para Assaí, que contribuíram no período em 0,4 ponto percentual para o Alimentar e 0,9 ponto para o Assaí. No terceiro trimestre, o efeito calendário foi de 0,6 ponto para o GPA Alimentar, sendo 0,5 ponto no Multivarejo e 0,6 ponto no Assaí.

O GPA ainda disse que “o portfólio multicanal, multiformato e multiregião têm contribuído para a sustentabilidade do desempenho da companhia em direção ao atingimento do guidance do ano”, conforme comunicado sobre o desempenho das vendas de julho a setembro divulgado nesta segunda-feira.

No caso do Assaí, as vendas líquidas somaram 5,865 bilhões de reais, apoiadas no resultado da expansão e conversão de lojas (foram abertas quatro unidades no período, sendo uma por conversão de Extra Hiper), desempenho das ‘mesmas lojas’ e campanha de aniversário da bandeira.De acordo com o grupo, a evolução de vendas no atacarejo se traduziu em fortes ganhos de market share de cerca de 1,9 ponto acumulado desde agosto.O período também marcou a entrada do Assaí em dois novos Estados, com a inauguração da primeira loja na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) e de Curitiba (PR).

Atualmente, segundo o GPA, 10 lojas estão em construção e uma em processo de conversão.No Multivarejo, que inclui as marcas Pão de Açúcar e Extra, as vendas líquidas totais subiram 2,7 por cento em relação ao terceiro trimestre de 2017, a 6,39 bilhões de reais. “Os ganhos de market share ocorreram em todas as bandeiras, com destaque para o Extra Hiper e Proximidade”, disse o GPA. No trimestre, foram fechadas 12 lojas Extra Super e um Extra Hiper para serem convertidos em Compre Bem. Além disso, 6 lojas do Extra Super foram convertidas para Mercado Extra. O segmento teve um aumento de participação de mercado de 1,4 ponto, segundo a empresa.

Fonte Reuters
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