Quem disse Berenice? lança venda direta integrada ao Boticário

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A rede de franquias Quem Disse, Berenice? ganhou mais um canal de vendas em 2021: agora, a marca de maquiagens e skin care do Grupo Boticário complementa o portfólio da venda direta do Grupo, que já contava com O Boticário e Eudora. As mesmas revendedoras, que já trabalham com as outras marcas, também poderão incrementar o portfólio com os produtos QDB, por um catálogo exclusivo, o Eu Amo Make.

Em entrevista a PEGN, a diretora de branding e comunicação das marcas do Grupo Boticário, Renata Gomide, conta que a novidade vem para reforçar o conceito de omnicanalidade da marca, que fortaleceu a atuação em canais digitais ao longo de 2020.

“Entendemos que, ao invés de criar uma venda direta separada, poderíamos unir a uma estrutura que já existia.” O catálogo Eu Amo Make concentrará linhas de maquiagem do Grupo Boticário. A princípio, há itens de O Boticário, como Make B, e QDB, mas a ideia é trazer também as outras marcas no futuro.

Assim como ocorre atualmente com O Boticário, as revendedoras poderão se abastecer de produtos nas unidades específicas para revenda, controladas pelos gestores de lojas próprias ou franquias da marca. A cada 21 dias em média, a marca oferecerá novos materiais. A compra mínima é de R$ 199, mas não é necessário fazer reposição mensal. O franqueado, bem como a loja própria, também é remunerado pelas revendas.

Para se tornar revendedor, basta se cadastrar no site e aguardar a aprovação. A partir daí, já é possível fazer a compra mínima, receber catálogos e iniciar o negócio. Os profissionais também têm acesso ao aplicativo de venda direta lançado pelo Grupo Boticário em 2019, que ajuda a receber pagamentos, controlar finanças, entre outras coisas.

Gomide diz que o plano é ampliar o apoio às revendedoras, com conteúdo sobre fidelização de clientes, tendências e até mesmo CRM – a área de tecnologia do Grupo tem desenvolvido soluções para ajudar as profissionais a controlar as vendas e sugerir produtos que estejam acabando no estoque do cliente, por exemplo.

A expectativa no novo canal é alta: a QDB espera que a venda direta cresça escalonadamente até 2025, mas não dilvulga o percentual pretendido. “É onde muito da venda de beleza acontece na prática. Mas a loja continuará a ser um ponto importante, pois é onde garantimos uma experiência de marca muito mais robusta. Loja sempre vai ser necessária”, explica Gomide.

No ano passado, a QDB deu seus primeiros passos em direção a uma tendência de mercado, que é o skincare. No entanto, depois de olhar para o rosto, a marca enxergou oportunidades no restante do corpo: neste mês de abril, a empresa coloca nas prateleiras (físicas, virtuais e de revenda) a linha Hidra, especializada em body care.

Com o aparato e estrutura do Grupo Boticário, a QDB entra em um mercado já consolidado por concorrentes como Avon e Mary Kay, mas em um momento aquecido, e que apresenta oportunidades. Mundialmente, as vendas diretas cresceram 1,5% em 2020, segundo a Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas. O Brasil é o sexto maior mercado do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, China, Coreia, Alemanha e Japão.

O mercado local registou um crescimento bem acima da média global, segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd). A evolução em 2020 foi de 10,5% em relação ao ano anterior, com um faturamento estimado em R$ 50 bilhões. A força de venda também cresceu cerca de 5,5%, chegando a 4 mil empreendedores. A categoria de Cosméticos e Cuidados Pessoais responde pela maior parte, com 52%.

Sem dúvida, o diferencial do canal em relação às lojas, por exemplo, é a venda por relacionamento, uma vez que amigos, familiares, trabalho e estudos estão entre os principais públicos desses empreendedores. Em 2020, Internet (20,6%), WhatsApp (18%) e Residência ou Trabalho (18,3%) foram os meios mais representativos, segundo o levantamento da Abevd.

A novidade da venda direta do QDB está em linha com a informação divulgada no final do ano passado, de que uma das metas do Grupo Boticário para 2021 seria a integração de canais entre as marcas, com uma gestão mais horizontal. É possível enxergar esse movimento também na recém-lançada O.U.i, concebida inteiramente na França pelo premiado “nariz” Pierre Aulas, que assinou a direção olfativa, e contou com quatro perfumistas convidados.

A princípio, a marca conta com oito linhas de alta perfumaria e está à venda via e-commerces próprios no Brasil e na França, além das lojas virtuais Beleza na Web e Beauty Box, que também pertencem ao Grupo.

 

Fonte PEGN
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