Pricefy e a GfK lançam um “Guia Completo das Dinâmicas Comerciais para Supermercados”

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No momento em que tanto se fala sobre a reinvenção da loja física, a Pricefy e a GfK lançam durante a APAS Show 2019, um material inédito batizado como “Guia Completo das Dinâmicas Comerciais para Supermercados”, que pretende auxiliar os varejistas na eficiência operacional do chão da loja.

Trata-se de uma iniciativa pioneira que uniu a Pricefy – plataforma de automação de cartazes e etiquetas – e a GfK, fonte confiável de informações relevantes sobre os mercados e consumidores, tamanha a importância do tema e seu impacto no desempenho financeiro do varejo nacional.

A Dinâmica Comercial é o conjunto de formas como um produto é anunciado, seja pelo seu preço regular, oferta ou promoção. De acordo com o guia, ter o controle desse processo é crucial para o sucesso do varejo físico.

Entre as dinâmicas mais utilizadas no mercado nacional estão: Leve Mais, Pague Menos; Cartão Fidelidade; A Partir de X Unidades; Oferta De/Por; Compre e Ganhe, Combo, entre outras. Além delas, ainda existem as dinâmicas de parcelamento e de categorias.

O guia tem mais de 50 páginas e pretende auxiliar os gestores a organizar e planejar melhor o chão de loja, especialmente a atividade de divulgação de ofertas.

O Guia Completo das Dinâmicas Comerciais para Supermercados é voltado para qualquer profissional de varejo interessado em aprimorar os processos operacionais e, em especial, para as áreas comercial, marketing, de operações e de tecnologia da informação.

Pesquisa realizada pela POPAI Brasil aponta que 81% da decisão de compra do consumidor é tomada dentro do supermercado. Outro estudo mostra também que apenas 7% dos consumidores seguem à risca a lista de compras que elaboram ates de ir até o supermercado.

“Pode parecer estranho, mas muitos supermercados ainda possuem processos e rotinas manuais para a comunicação de suas ofertas”, afirma Alex Terra, CTO da Pricefy. “Essa ausência de processos impede que toda a estratégia comercial e de marketing seja traduzida corretamente no ponto de venda”, completa.

Para Marco Aurélio Lima, diretor da GfK, diante da situação econômica do país, o consumidor brasileiro mudou seu comportamento e teve que parar para pensar em O QUE e COMO consumia; experimentou novos canais, novas marcas, novos produtos e usos; e, principalmente, adotou uma postura mais reflexiva e crítica em relação a como gastar seu dinheiro.

“Nesse contexto, o varejista também precisou se adaptar para não perder rentabilidade e buscar o incremento da mesma”, explica o executivo. Para ele, é exatamente esse dinamismo do varejo que exige soluções automáticas que garantam o sucesso das operações.

O guia será distribuído na APAS no estande da Pricefy, no pavilhão vermelho, número 730B.

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