Preparação para o fim de ano: dicas para preparar seu site para aproveitar as oportunidades de negócio

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por Valéria Molina, diretora de Marketing da GoDaddy Brasil

De acordo com dados publicados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico brasileiro aumentou 15% em 2017. Este ano, a receita esperada é de R$ 69 bilhões (US$ 18 bilhões). Assim, o fim de ano se mostra uma oportunidade privilegiada para aumentar o seu fluxo de clientes e fidelizar o cliente com a sua marca e produtos. Assim, é importante dar uma olhada no seu site e melhorar seu desempenho para ajudar a impulsionar o crescimento durante o período. Veja algumas dicas abaixo:

1 – É hora de verificar se o desempenho do seu site é bom

Se os seus produtos são bons, muito provavelmente você terá um tráfego pesado em seu site. Portanto, é essencial verificar o desempenho do seu site antes do fim de ano para se certificar que você pode lidar com tráfego intenso de usuário. Além disso, teste se a sua loja carrega rápido para que não haja risco de os clientes se frustrarem com o tempo de carregamento lento e que vão visitar outra loja.

2 – Certifique-se que todo o processo de compra funciona

As pessoas adoram fazer compras on-line e escolher diferentes gamas de produtos. Infelizmente, seja por causa da falta de interesse ou por problemas na página de saída, altas taxas de abandono do carrinho são um verdadeiro problema. O que você pode fazer é se assegurar que o processo de saída do seu site seja simples e funcione.

Você pode considerar a implementação de uma saída de uma página, reduzindo os passos necessários para comprar um produto, ou mesmo adicionar uma barra de progresso para mostrar aos clientes quantos passos faltam para finalizar a compra.

Métodos alternativos de pagamento, tais como PayPal e outros novos processos de pagamento, podem alcançar um niciho de clientes que não usam métodos tradicionais de pagamento.

3 – Estoque

Quando o fim de ano chega, é importante analisar seu estoque e se certificar que os seus produtos mais populares existem em quantidade suficiente. Isso porque uma quantidade crescente de produtos será comprada e seria muito lamentável perder oportunidades de vendas por causa de falta de produtos. Então, não se esqueça também de estocar quaisquer itens que você esteja vendendo atualmente, assim você não fica sem estoque durante as vendas na época das festas.

Você também pode agrupar produtos em sua página inicial e criar uma categoria especial para promovê-los em mídias sociais.

4 – Ofereça aos seus clientes alguns bônus

Além de oferecer ótimos produtos e bom serviço aos seus clientes, é bom considerar dar incentivos aos compradores, como um produto grátis de bônus após terem gastado um determinado valor ou um desconto por comprar de uma determinada categoria. Você também pode acrescentar cartões-presentes para contemplar os compradores finais e permitir que comprem um presente que será entregue imediatamente às suas pessoas queridas.

Quando se fala de transporte, é necessário saber quais as datas exatas mais recentes que as encomendas podem ser enviadas para que possam ser entregues a tempo aos clientes.

5 – Reveja as suas políticas

Por fim, mas não menos importante, não fará mal rever suas políticas de envio e de devolução e atualizá-las. Fazendo isso, você evita compradores insatisfeitos e potenciais resenhas negativas, além de ter uma visão melhor em relação aos seus provedores de transporte.

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