Pesquisa revela otimismo de empresários brasileiros em 2014

0 62

Pesquisa realizada pela Boucinhas Consultoria com cerca de 40 gestores, formados exclusivamente por diretores, presidentes, vice-presidentes, CEOs e executivos de alta gerência, indica que o empresariado brasileiro está otimista em relação a este ano: 51% deles apontaram que o ano de 2014 vai ser melhor do que o de 2013, outros 30% esperam que o desempenho neste ano seja semelhante ao observado no ano passado.

O Comércio e o setor de Serviços são os que mais apostam nesse cenário positivo. 66% dos participantes da Indústria esperam por resultados semelhantes ao anterior para o ano de 2014, considerando uma participação mais acirrada do mercado. Quando analisada pelo porte da empresa, as micro e pequenas apresentam expectativas mais negativas para o ano que a perspectiva apresentada por companhias de médio e grande portes participantes da amostra.

Os executivos também foram questionados em relação a 2013. De forma geral, os resultados não surpreenderam: 46% dos entrevistados apontaram que os resultados foram abaixo do esperado, outros 32% informaram que os resultados seguiram conforme o esperado. Esse apontamento negativo é mais representativo para micro e pequenas empresas, sendo que 53% delas apontaram os resultados como abaixo do esperado.

Entre os principais desafios e dificuldades na gestão de seus negócios em 2013 destaca-se a falta de mão de obra qualificada e capacitada, apontada por 51% dos participantes. A carga tributária/impostos aparece em seguida, indicada por 40% dos participantes. A instabilidade no cenário macro econômico (30%), a alta competitividade dos setores e o elevado grau de burocracia, ambos com 27%, seguem como as alternativas tidas como principais desafios.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.