Para 90% dos varejistas filas prejudicam vendas

0 892

Uma pesquisa divulgada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) mostra que 90% dos varejistas acreditam que as filas para atender o consumidor atrapalham as vendas do negócio.

Mesmo que seja um grande teste com a paciência do cliente, 66% dos comerciantes acham que as filas podem atrair consumidores para entrar na loja, entretanto, o mesmo levantamento também mostra que 78% dos lojistas veem as filas como motivo de desistência de compra, principalmente na hora do pagamento. Ou seja, a fila no caixa não é bem vista.

O presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff, explica que as filas podem atrapalhar os negócios. “Ver muitas pessoas nas lojas no primeiro momento pode parecer positivo, que o estabelecimento é de qualidade ou que tem promoções interessantes, porém, a experiência lá dentro pode não ser a mesma. Sem contar que muitas vezes pode parecer falta de organização” explica.  Outros itens também foram levantados para saber o que mais interfere na decisão de compra. Questionados sobre quais elementos mais chamam a atenção dos consumidores, 70% dos lojistas disseram que é a disposição do produto, 26% deles acreditam que é a iluminação e 4% as cores utilizadas.

Stainoff conta que é necessário saber equilibrar. “Todos os elementos do estabelecimento influenciam na compra do consumidor. O ambiente é organizado? As filas são grandes, porém andam rápido? O número de atendentes dá conta da demanda? O cliente observa todos os detalhes, além do atendimento de qualidade. Uma boa experiência vai determinar se ele irá voltar ou não”, explica. A pesquisa foi realizada com as CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas) do estado de São Paulo na última semana de julho.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.