Pão de Açúcar vai intensificar área de vendas em 2017

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O Grupo Pão de Açúcar (GPA) espera crescer em área de vendas no ano que vem num ritmo levemente superior aos cerca de 3% de expansão registrados em 2016, segundo informou o presidente da companhia, Ronaldo Iabrudi. A expansão leva em conta abertura de lojas no negócio de varejo alimentar, sobretudo a rede de “atacarejo” Assaí.

A companhia prevê a inauguração de seis lojas do Assaí no próximo ano, além de outros 15 a 20 pontos de venda que hoje funcionam como hipermercados da bandeira Extra. Com isso, o Assaí terá a maior adição da história em sua base de lojas, disse Iabrudi. O maior número de lojas que a companhia já tinha inaugurado em um único ano foi 14.

Iabrudi destacou que a estratégia da companhia é concentrar inaugurações em formatos de loja que estão com maior rentabilidade e cenário mais positivo para vendas. Além do Assaí, haverá inaugurações de quatro supermercados Pão de Açúcar e dez lojas do Minuto Pão de Açúcar, formato de mercadinhos de vizinhança.

Não há previsão de inaugurações portanto nem do Extra nem de outra rede de mercadinhos, o Minimercado Extra. Nesse último caso, disse Iabrudi, a companhia vai estudar a base de lojas para identificar a necessidade de ajustes ou até de fechamentos. Já os hipermercados do Extra mantêm seu foco no processo que busca retomar o crescimento de vendas por meio de uma maior agressividade promocional.

O GPA planeja investir no próximo ano cerca de R$ 1,6 bilhão, conforme informou o diretor Financeiro da companhia, Christophe Hidalgo. Valor semelhante deve ser contabilizado este ano, disse.

A previsão de investimentos não considera por enquanto a alienação da Via Varejo. O braço de varejo de eletroeletrônicos do grupo foi colocado à venda, mas a previsão de investimentos ainda considera esse negócio como parte do grupo. Ainda assim, disse Hidalgo, o montante de investimento deve estar mais concentrado no negócio de varejo alimentar.

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