Pão de Açúcar inaugura centro de distribuição exclusivo para pequeno varejo

0 994

Em linha com a estratégia de expansão dos modelos de lojas de proximidade, o GPA inaugura na marginal Tietê, em São Paulo, o seu primeiro Centro de Distribuição (CD) exclusivo para abastecimento do Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar. A empresa já opera mais de 210 lojas nesse formato, com área média de 300 m² e cerca de cinco check-outs.

O novo Centro de Distribuição foi planejado com capacidade para a expansão prevista pela empresa para esse modelo nos próximos anos.  “O GPA vem investindo na expansão de todos os modelos de negócio. Um dos destaques é o formato de lojas de proximidade. Fizemos um estudo detalhado das necessidades desse modelo e criamos rotinas e processos específicos para atender essa demanda, o que inclui a melhoria e investimentos logísticos para suportar nossa estratégia de crescimento”, afirma Peter Estermann, VP de Logística do GPA.

Com investimento de 38 milhões de reais, o novo CD tem 56 mil m², sendo 46 mil m² de área útil, e está estrategicamente localizado na Marginal Tietê. Somente em 2014, a empresa já abriu 56 lojas de proximidade e deve encerrar o ano com 103 novas unidades inauguradas nesse ano, totalizando mais de 250 pontos de venda.

“Os planos de eficiência operacional e o aumento de competitividade dos formatos Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar se baseiam em um modelo de expansão rápido e sustentável. O novo CD chega para possibilitar uma operação 100% ajustada ao formato, com ganhos de eficiência em toda a cadeia de suprimentos que vai desde o recebimento de mercadoria do fornecedor, passando pela armazenagem, picking/expedição, até o fluxo de processos internos na loja”, ressalta Renato Giarola, diretor executivo de operações para o modelo de proximidade.

 

Para definição da estrutura, localização, processos de armazenagem e distribuição dos produtos, a área logística avaliou o plano de expansão desse formato, associado ao modelo de entrega que melhor pudesse atender às necessidades das lojas, com forte presença em áreas centrais urbanas, e sujeitas às restrições de entregas. Além disso, são unidades com áreas reduzidas de docas e depósitos. Segundo Marcelo Arantes, diretor de logística do GPA, “a criação de um CD exclusivo, desenhado especialmente para atender às demandas desse modelo, traz um novo padrão logístico para esse negócio, focado na centralização, e deve resultar em ganhos significativos no processo de abastecimento e eficiência dessas unidades”.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.