Os grandes desafios do varejo em 2014

0 115

Não é à toa que o cash & carry (popularmente conhecido como Atacarejo) e as farmácias são as opções de canais de compra que têm crescido na preferência da população brasileira. De acordo com estudos da Nielsen, o Cash & Carry teve um aumento de 10% na penetração nos domicílios brasileiros e Farma segue com 2%. Isso porque ambos apresentam itens mais baratos quando comparado aos mesmos itens nas lojas de Autosserviço: 83% e 58%, respectivamente.

“O cenário inflacionário e de menor renda real força o shopper a buscar alternativas para manter o patamar de consumo conquistado nos últimos anos e isso não será diferente em 2014. Com o bolso apertado, ele precisa realizar escolhas, como a busca por canais com preços mais atrativos”, pontua Arlete Soares Corrêa, gerente de análises especiais da Nielsen. Segundo a executiva, os varejistas têm alguns desafios pelo caminho. “Deverão entender os patamares adequados de preços, já que a situação inflacionária se manterá em 2014, ser competitivo em um ano de baixas expectativas de consumo, por conta do endividamento das famílias, e também aproveitar a oportunidade que a Copa do Mundo trará, focando execução”, explica Arlete.

Assim, apesar do cenário negativo em relação à economia nacional, a busca pela qualificação do consumo se mantém, sendo comprovada pelo aumento na venda de produtos como Sucos de Frutas Pronto para Consumo, com crescimento de 11,7% até o 5º bimestre de 2013, se comparado com 2012. Em paralelo, há também a maior procura por produtos mais saudáveis, como a categoria de Leite Fermentado (11,1%).

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.