NRF: Varejo mira em valores básicos para aproximar clientes

0 72

Compaixão, amor, divertimento, criatividade e engajamento com o consumidor deram a tônica de grandes palestras apresentadas na NRF Retail’s Big Show 2014, realizada esta semana em Nova York. Em meio a discussão de captação de dados e estratégias digitais agressivas para alcançar vendas, muitos debates destacaram a preocupação com os valores e as mensagens que as marcas querem passar para seus clientes.

Como a rede de camisetas criativas Life is Good, focada em valores básicos de olhar a vida com atitude positiva, alegria e otimismo, que trouxe sua experiência para o evento: “esses são superpoderes que temos acesso todos os dias. Se soubermos aproveitar e compartilhar essa filosofia de vida, isso nos aproximará ainda mais dos nossos clientes. É preciso se conectar emocionalmente com seu público e não apenas colocar uma mercadoria na gôndola”, afirma Bert Jacobs, um dos proprietários da marca. “Começamos vendendo camiseta na rua, com poucos dólares na carteira e hoje esse negócio já representa milhões de dólares, mas ainda temos a alma dos primeiros dias. Nunca teve a ver só com a venda de camiseta, mas com o envolvimento com nosso público”, completa.

Na filosofia de engajamento com valores, as marcas vêm buscando cada vez mais seu papel social por meio da aproximação com a comunidade, usando o poder econômico e de mobilização de pessoas em prol de uma boa causa. Para a Life is Good, que doa 10% da renda de suas camisetas para uma fundação de apoio a crianças carentes que leva o nome da marca, o capitalismo tem se mostrado uma ferramenta muito eficaz para transformar o mundo e realizar importantes trabalhos sociais. “Se você não tem uma causa social, algo que conduza suas atitudes e seus valores, você deveria experimentar isso. Quando alguém faz negócios conosco, está ajudando crianças carentes”, diz Jacobs. Para ele, não se pode pensar que uma marca se cria sozinha. “O consumidor hoje é cofundador da sua empresa, das suas ideias. Esse engajamento com a comunidade precisa acontecer”, destaca.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.