Natal será mais farto para o varejo, aponta pesquisa

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A primeira pesquisa do SPC Brasil sobre a intenção de compras para o Natal apresenta um cenário positivo ao varejo nacional. O material encomendado pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) aponta que, neste ano, o consumidor brasileiro comprará mais presentes, resultado 7,3% superior ao mesmo período de 2012. “Em relação ao valor das compras de Natal, 41% dos consumidores ouvidos avaliam que vão gastar mais do que no ano passado”, explica Roque Pellizzaro, presidente da CNDL.

O levantamento buscou identificar o motivo para o otimismo entre os consumidores. Na avaliação de 57% dos entrevistados, a situação financeira pessoal melhorou no período onde a intenção de gastos aumento de R$86,59 para R$ 111,39.  “A explicação principal é o aumento da renda e também a utilização do 13º salário nessas compras em específico”, comenta Pellizzaro.

Referente à forma de pagamento, as mais utilizadas nas lojas serão o dinheiro (57%), o cartão de crédito parcelado (16%), o cartão de debito (12%) e o cartão de crédito a vista (9%). Os locais que mais receberão clientes nessa época devem ser os shoppings centers (44%), seguidos pelo comércio de rua (26%), lojas de departamento (11%) e lojas online (9%).

A pesquisa
O estudo de Intenção de compras para o Natal 2013 ouviu consumidores de todas as 27 capitais brasileiras, entre os dias 23 e 27 de outubro. A margem de erro do estudo é de 3,8 pontos percentuais.

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