Movimento Compre do Pequeno Negócio é celebrado nesta segunda-feira

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O Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas lançou, em 5 de agosto, em todo o País, um movimento para estimular a sociedade a consumir produtos e a recorrer a serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A ação pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas em todo o Brasil que faturam, no máximo, 3,6 milhões de reais por ano – para fortalecer a economia.

 “É a primeira vez que fazemos um movimento voltado para toda a sociedade, a fim de que as pessoas percebam que, ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, destaca Luiz Barretto, presidente do Sebrae. As micro e pequenas empresas constituem mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondendo por 27% do PIB no Brasil e por 52% do total de empregos com carreira assinada, mais de 17 milhões de vagas.

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O Movimento Compre do Pequeno Negócio estabeleceu o dia 5 de outubro como data oficial por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. A ação inclui um hotsite (www.compredopequeno.com.br) que enumera cinco razões para o consumidor comprar dessas empresas:

1 – Elas se situam perto da sua casa

2 – São responsáveis por 52% dos empregos formais

3 – O dinheiro fica no seu bairro

4 – O pequeno negócio desenvolve a comunidade

5 – Comprar do pequeno negócio é um ato transformador

No hotsite, os empreendedores também poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços de que precisa perto de sua casa ou do seu local de trabalho. O Sebrae e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o Brasil, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de outubro, com palestras, consultorias e orientações, por exemplo, a respeito do controle de custos e atendimento ao cliente.

Para incentivar a participação no Movimento Compre do Pequeno Negócio, haverá campanhas na mídia e nas redes sociais, e a distribuição de kits gratuitos para que as pequenas empresas sejam facilmente identificadas pelos consumidores. “O Sebrae tem a expectativa de que o dia 5 de outubro se torne uma data que as pessoas passem a adotar, preferencialmente, para comprar das micro e pequenas empresas, colaborando assim para o crescimento da economia brasileira”, ressalta Barretto.

 

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