Mercado de beleza continua em expansão no país

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Por Adriana Bruno

Do xampú aos dermocosméticos, os produtos e categorias que movimentam o mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) não saem da cesta de compras das brasileiras. São produtos que demandam constante reposição e que apresentam características diferentes de consumo, seja para uso pessoal, seja para compra para a família. O fato é que nem mesmo a crise econômica fez com que o segmento deixasse de crescer, mesmo que timidamente.

De janeiro a outubro de 2019, a indústria de HPPC registrou crescimento nominal de 5% em seu faturamento na comparação com o mesmo período de 2018. “Em termos reais, a expansão das vendas foi de 0,69%”, comenta o presidente-executivo da ABIHPEC (Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), João Carlos Basílio. Ainda de acordo com ele, o Panorama do Setor da ABIHPEC, conforme dados da Euromonitor, destaca que o Brasil é o quarto país que mais consome produtos de HPPC no mundo, movimentando cerca de 30 bilhões de dólares em 2018, atrás dos Estados Unidos, China e Japão. “As categorias que despertam maior interesse e consumo são desodorantes, perfumes, produtos masculinos, protetor solar, produtos infantis, produtos para banho e cabelo e maquiagem”, completa.

Para 2020, Basílio acredita que o setor apresente crescimento na casa de 5,1%.

Crescimento

E se há perspectiva de crescimento, há oportunidade de negócios. O importante é unir o conhecimento de mercado, aos desejos e necessidades do consumidor à uma operação que consiga levar os produtos e categorias às gôndolas do varejo. Para Leonardo Rezende, CEO da Nutriex é preciso profissionalizar a equipe de atendimento e vendas tanto no atacado quanto no varejo e também trabalhar a exposição dos produtos. “Os atendentes devem ser preparados para esclarecer dúvidas e atender seus clientes – finais ou não – da melhor forma. Além disso, os atacadistas devem ter cuidado ao expor os produtos, separando os mesmos por linha e tipos, por exemplo. Tudo pensando em melhorar a experiência do consumidor e fazer com que ele retorne ao seu ponto de venda”, orienta Rezende. Ele ainda afirma que de acordo com a ABIHPEC, o segmento teve uma taxa de crescimento anual composta de 8,2% na última década, movimentando cerca de R$ 100 bilhões por ano. “Há pesquisas que informam que o brasileiro gasta mais com beleza do que com comida. “Isso significa que temos muito espaço para crescer e investir, seja em produtos voltados para cabelos, proteção solar ou infantil”, completa Rezende.

Da cabeça aos pés

A categoria de cuidados com os cabelos é, sem dúvida, um dos grandes destaques do mercado de HPPC. De acordo com o Euromonitor, o Brasil é o terceiro mercado de produtos para cabelo, além de um verdadeiro polo de inovação, uma vez que o país concentra uma grande variedade de diferentes tipos de cabelos. “A brasileira é muito preocupada com cabelo e chega a ter uma média de cinco produtos dentro do box. De acordo com Euromonitor, o mercado de pós xampú (condicionador e tratamentos) chega a ser 50% maior do que xampu”, conta Nathália Ruiz, gerente de produto da Phisalia. Ainda segundo ela, a categoria está em constante crescimento tanto em números como em inovação. “A previsão é de crescimento de 4% ao ano nessa categoria”, diz.

Conhecer os desejos do shopper é importante para a construção do mix de marcas e produtos que atendam o perfil de consumo do ponto de venda. De acordo com Nathália Ruiz, quando se trata de produtos para cabelos, a brasileira busca performance e perfumação, ou seja, se ela compra um produto para brilho, ela espera que a performance seja excepcional. “A perfumação também é de extrema importância, cabelo perfumado é sinônimo de cabelo limpo”, comenta.

Nathália conta ainda que a empresa está lançando a linha Physalis, que tem como propósito ser vegana e não testada em animais. “A linha também tem como causa, melhorar a relação entre as pessoas, através de diálogo, escuta e empatia. Faremos isso com nossas ações de ativação em todos os canais que a marca irá atuar”, afirma.

Outro cuidado essencial para a brasileira está nas unhas e na maquiagem. Segundo Carolina Bertelli, diretora de marketing da DAILUS, o shopper está em busca e atento às novidades. “De 2018 para 2019 crescemos 7% em vendas na categoria de maquiagem enquanto que a categoria de esmaltes aumentou 21%. No ano de 2019 vendemos mais de 23,3 milhões de esmaltes”, conta.

Ela afirma estar atento à gestão e giro dos estoques, realizar a gestão de demandas verificando quais produtos são sazonais ou não, oferecer um mix ideal de produtos para cada PDV, criar uma estratégia de comunicação e exposição dos produtos no PDV, além de alinhar a política de preços de forma adequada e competitiva são fatores fundamentais para ter sucesso nas vendas dessas categorias.

Carolina ressalta que na temporada de verão o consumidor brasileiro busca por cores vibrantes, sendo que as apostas são: amarelo, azul, verde, pink, roxo e laranja. Neste ano a empresa afirma que terá uma gama extensa de lançamentos. “A DAILUS trará diversos produtos, entre eles: esmaltes em cores neons e vibrantes, itens de maquiagem com cores vibrantes, entre outros. Nos preocupamos em buscar as principais tendências de moda e beleza para traduzi-las de uma maneira diferente em nossos produtos e alinhadas ao comportamento do consumidor brasileiro”, diz.

E a preocupação com a aparência se mistura aos cuidados com a saúde quando o foco é voltado para proteção solar. Segundo a Mintel, 33% dos brasileiros entrevistados usam protetores solares durante todo o ano, inclusive no inverno; 23% usam apenas durante o verão; 17% usam apenas em dias ensolarados; 16% não usam protetor solar; 12% usam na maior parte das estações mas não usam no inverno; 7% usam proteção solar quando estão em férias. “Ou seja, uma parcela dos brasileiros mantém o uso do produto ao longo do ano todo. Toda essa movimentação possibilita uma atuação forte da linha de protetores solares”, comenta Rezende.

Ele ainda diz que para trabalhar corretamente a categoria é preciso entender que a decisão de compra, hoje em dia, é tomada por diversos fatores inimagináveis há algum tempo. “O consumidor tem muitas opções e sua escolha é feita em cima dos detalhes. Ela é feita também pela conexão com o propósito da empresa. Pelo que a marca representa em nível social e ambiental”.

Para 2020 a Phisalia promete vários lançamentos. “Para este ano posso adiantar que teremos muitas novidades em novas categorias como pele, perfumaria, nutracêuticos, um licenciamento para adultos do UFC, linha para gestante e anti-aging para o público de 30 a 70 anos”, finaliza Rezende.

Fonte Revista Distribuição
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