Medo de fracassar é um dos principais desafios da transformação digital no varejo

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Quando falamos sobre transformação digital, o setor de varejo mostra-se bastante desenvolvido. Entretanto, enquanto 93% das organizações afirmam ter uma estratégia digital claramente definida, o setor está atrasado com relação à conclusão de projetos com resultados. É o que revela a pesquisa global da Fujitsu, The Digital Transformation PACT1.

O estudo, realizado com 189 líderes empresariais no setor varejista, é um recorte de uma pesquisa mais ampla que analisou a perspectiva de 1625 executivos com relação aos quatro elementos estratégicos necessários para a transformação digital bem sucedida: Pessoas, Ações, Colaboração e Tecnologia (PACT). A análise revela que o medo do fracasso é um dos grandes desafios enfrentados pelos varejistas com projetos que envolvem transformação digital – 70% admitem que o medo faz com que eles desacelerem. Além disso, 19% alegam já terem participado de, pelo menos, um projeto de digitalização falho nos últimos dois anos, trazendo um prejuízo que gira em torno de 337.381 euros. Além disso, quase 23% dos varejistas confirmaram que já cancelaram projetos digitais, com uma perda média equivalente a 182.321 euros.

Apesar dos desafios apresentados, a maioria dos varejistas espera retorno financeiro e benefícios operacionais com os projetos de digitalização nos próximos 18 meses. Alinhada à esta perspectiva otimista, 86% dos participantes acreditam na existência de uma cultura de inovação em suas organizações e apontam que processos e comportamentos (enquadrados no pilar de transformação) são fatores determinantes na realização de suas estratégias digitais (33% e 24%, respectivamente).

Falta de habilidades digitais

O estudo aponta também as áreas chaves que precisam ser desenvolvidas: 71% dos varejistas concordam que atualmente há uma clara falta de habilidades digitais em suas empresas. Quase 69% alegam que um ponto preocupante é o fato das organizações se concentrarem demais na mudança tecnológica durante a transformação digital, ao invés de focar em habilidades, processos e comportamentos capazes de apoiar essa mudança. Além disso, enquanto quase metade dos varejistas investem em sistemas de Internet das Coisas, quase 73% preocupam-se com sua capacidade de adaptação às novas tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial, por exemplo.

Os varejistas já lidam com essas falhas: 87% tomam medidas para aumentar seu acesso à habilidades e conhecimentos digitais, além de investir em parcerias com especialistas em tecnologia externa, clientes e startups. No entanto, em comparação com outros setores, os varejistas mostraram-se menos dispostos a realizar projetos de co-criação com parceiros para oferecer inovações digitais – o que pode ser uma desvantagem para o setor.

De acordo com Richard Clarke, diretor executivo da Global Retail da Fujitsu, a disruptura digital afeta o setor de varejo e está modificando a paisagem competitiva de maneira irreconhecível. “A transformação digital vai muito além do que apenas tecnologia. É claro que as ferramentas certas são cruciais, mas também é importante ter o conhecimento das habilidades corretas e os parceiros co-criativos. Se os varejistas quiserem ter sucesso e alcançar a excelência digital, eles devem aprender a equilibrar efetivamente os quatro elementos-chave: Pessoas, Ações, Colaboração e Tecnologia (PACT )”, conclui.

A digitalização afeta os processos, receitas e modelos de negócios

Transformar digitalmente significa, para 31% dos entrevistados, transformar os modelos de negócios e as receitas de suas organizações, já 58% enxergam o conceito como a criação de novos processos de negócios digitais. A pesquisa aponta que 35% dos varejistas já implementaram projetos digitais, enquanto 38% têm alguns em andamento e mais de metade (54%) dos pesquisados já trabalham com a digitalização em processos e áreas de negócios existentes. No entanto, o estudo revela que o conceito de Shadow IT ainda é um problema, já que 70% dos entrevistados sentem que projetos na Shadow IT são o único caminho para que áreas da organização consigam inovar completamente.

Os clientes conduzem a transformação digital

Não surpreendentemente, 66% dos participantes da pesquisa apontam os clientes como o maior fator influente na transformação digital: 91% por cento admitem que seus clientes esperam que sejam mais digitais e 69% acreditam que a transformação digital leva a uma maior concorrência. De fato, a digitalização está agitando o setor varejista mais do que outros setores, onde 75% concordam que é impossível prever quem serão seus concorrentes em dez anos. No geral, 86% pensam que a capacidade de mudança será crucial para que seus negócios sobrevivam nos próximos cinco anos.

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