Magazine Luiza avança com aumento de receita e lucro no 1ºtri

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O Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejo de móveis e eletroeletrônicos do país, acaba de apresentar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seu resultado fiscal do primeiro trimestre de 2016.

Graças à combinação da estratégia de digitalização e operação em múltiplos canais com uma gestão de curto prazo pautada pelo controle das despesas, a empresa registrou aumento de participação de mercado, de receitas e de lucro líquido, em um momento particularmente difícil para o varejo brasileiro. De janeiro a março de 2016, a receita bruta do Magazine Luiza aumentou 2,6%, atingindo 2,7 bilhões de reais.

O lucro líquido cresceu 84,2% e o Ebtida (lucro antes de juros, impostos, despesas financeiras, amortizações e depreciações) foi de 144,1 milhões de reais, uma evolução de 13,1% quando comparado ao resultado obtido no primeiro trimestre de 2015. Excluindo as despesas de reestruturação não recorrentes no valor de 19 milhões de reais, o EBITDA ajustado alcançou 163 milhões de reais (margem EBITDA de 7,2%) e o lucro líquido ajustado totalizou 18 milhões de reais (margem de 0,8%).As despesas não recorrentes referem se à reestruturação e adequação de pessoal administrativo.

Segundo dados da pesquisa mensal do comércio publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da consultoria GFK, em janeiro e fevereiro, a empresa ganhou participação de mercado em todas as principais categorias de produtos.

As vendas digitais foram um dos principais destaques do período. O faturamento do e-commerce do Magazine Luiza aumentou 27,8%, o maior ritmo de crescimento dos últimos cinco trimestres – o setor cresceu 1% no período, segundo a consultoria E-bit. O aplicativo de vendas para smartphone — desenvolvido no Luizalabs, o laboratório de desenvolvimento e inovação da companhia, e lançado no final do ano passado — superou os 2 milhões de downloads e vem contribuindo para o aumento do índice de conversão das vendas digitais. Com isso, o e-commerce já representa 22,4% do faturamento total do Magazine Luiza. O desempenho dos canais digitais contribuiu para a estabilização das vendas, quando comparadas as mesmas lojas nos primeiros três meses de 2015.

O crescimento dos canais de venda digitais é um dos pilares da estratégia do Magazine Luiza para os próximos cinco anos. A digitalização das lojas físicas é outro. No final do primeiro trimestre deste ano, os vendedores de 183 dos 786 pontos de venda convencionais da rede estavam integrados ao projeto Mobile Vendas. Treinados e equipados com smartphones, esses profissionais reduzem o tempo médio de venda de 40 minutos para 5 minutos.

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