Lojas que investem em tecnologia são líderes de mercado

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A divisão de consultoria da IBM desenvolveu o estudo “Compreendendo os principais varejistas – insights da pesquisa de comércio de varejo”. A pesquisa revela que 83% dos executivos do varejo entrevistados estão preocupados em como poderão reagir às mudanças em meio às diferentes formas de relacionamento entre empresas e clientes, enquanto 78% estão focados em oferecer uma experiência de compra completa e com uma estratégia cross-channel. Entretanto, poucos estão preparados para lidar com essas mudanças no relacionamento com os clientes.

A pesquisa revelou também que os líderes de varejo estão bem à frente dos concorrentes quando o assunto é análise de dados: a ferramenta é utilizada quase duas vezes mais nessas companhias. Dessas, 73% analisam comportamentos de compra de seus consumidores. Na sequência, 69% revelaram que a análise de dados é utilizada para desenvolver estratégias de merchandising e 63% na definição de promoções e preços, de plano de produtos e para entender como os consumidores interagem por meio dos diferentes canais de venda. 

“As empresas já perceberam que as informações geradas pelos próprios clientes são altamente importantes para fortalecer o relacionamento com eles. A maioria dos varejistas captura dados de transações e dos pontos de venda. Nesse sentido, os programas de fidelidade são importantes fontes de informação sobre os padrões individuais de compra, preferências e estilo de vida dos consumidores”, explica o líder de consultoria para o setor de varejo da IBM Brasil, Alejandro Padrón.

Quanto mais interação do varejista com o cliente, maior sucesso nas vendas. De acordo com o estudo, 40% dos clientes que visitam as lojas desses líderes de varejo estão propensos a gastar, enquanto este número cai para 29% nos demais varejistas.

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