Infantil: produtos saudáveis têm a preferência nas compras

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Por Adriana Bruno, repórter do Portal Newtrade

Quem tem criança em casa sabe que a cesta de compras passa longe do básico. Sucos, salgadinhos, bolinhos, biscoitos, doces, cereais, entre outros, são itens que fazem parte da rotina alimentar dos pequenos, seja em casa ou no lanche da escola. Mas de algum tempo para cá, a forma de comprar vem mudando e o shopper tem optado por produtos que indiquem algum apelo de saudabilidade, seja por sua formulação com itens que agreguem benefícios como grãos integrais, por exemplo, seja na redução de sódio e açúcar desses alimentos. Uma pesquisa divulgada em janeiro desde ano pela Mintel, revelou que consumidores com filhos morando no lar tendem a perceber sabores com apelo saudável como de fato mais saudáveis. De acordo com a pesquisa 28% daqueles que têm filhos morando na residência acreditam que “lanchinhos/snacks com sabores que parecem mais saudáveis são realmente mais saudáveis, por exemplo: sabor peru em comparação a presunto, sabor queijo minas em comparação a cheddar. Entre os sem filhos no lar, o percentual é de 20%. A pesquisa aponta ainda que os consumidores que têm filhos em casa também foram os que mais comeram salgadinhos entre junho e novembro de 2018. O estudo indica que 52% daqueles que têm filhos na residência consumiram esse tipo de snack durante o período, contra 44% daqueles que não têm filhos morando em casa.
Outro produto destaque quando o assunto são os lanchinhos para as crianças são

Bruna Tedesco, head de marketing, inovação e P&D da Bimbo Brasil

os mini bolinhos. Segundo Bruna Tedesco, head de marketing, inovação e P&D da Bimbo Brasil, os pais buscam por produtos com alto valor nutricional e que sejam saborosos ao paladar infantil. “Cada vez mais, as pessoas se preocupam com saudabilidade, o que torna em um dos principais requisitos na escolha da alimentação infantil”, comenta. De acordo com Bruna, há um movimento da indústria de alimentos como um todo, junto ao Ministério da Saúde, para levar produtos cada vez mais saudáveis para o consumidor e, consequentemente, diminuir ingredientes como açúcar e sódio. “A Bimbo Brasil, por exemplo, acaba de cumprir, um ano antes do prazo, a meta de 2020 do Termo de Compromisso entre as Indústrias de Alimentos com o Ministério da Saúde para a redução de sódio”, conta.

Exposição e consumo
Lisiane Campos, Gerente de Marketing da Piracanjuba

Os pais têm adotado uma alimentação mais natural para os filhos. Alimentos sem corantes, com menos açúcar, menos sal e ricos em vitaminas e cálcio estão na lista das escolhas. “A inclusão de ingredientes saudáveis, com grãos integrais, frutas e verduras também fazem parte da busca por uma vida com mais saúde”, comenta Lisiane Campos, Gerente de Marketing da Piracanjuba. Ele ainda destaque que os produtos direcionados ao público infantil devem estar expostos à altura dos olhos (dos consumidores mirins), ou seja, nas primeiras prateleiras de baixo para cima. “A exposição é feita tanto nas gôndolas de bebidas lácteas, como naquelas de produtos infantis, fazendo cross merchandising com fraldas, brinquedos, assessórios e outros alimentos. Além de uma excelente apresentação nas áreas naturais, é interessante criar momentos de contato com os produtos, em exposições diferenciadas e criativas nos pontos extras”, orienta. Lisiane ainda destaca que para despertar a atenção do shopper, o ideal são as ações com anúncios em tabloides/revistas e identificação das gôndolas com material de apoio e merchandising para promover o produto e divulgar os benefícios e diferenciais.

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