Indústria da beleza quer ampliar share no varejo farmacêutico

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Um estudo da IQVIA, divulgado pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) em fevereiro último, durante encontro com representantes da beleza capitaneados pela Beauty Fair, uma das principais feiras de cosméticos do mundo, aponta que 32% das vendas totais do varejo farma em 2018 no país, que contabilizaram um faturamento de R$ 120,3 bilhões, foram provenientes de não-medicamentos, especialmente produtos de HPC. De olho no movimento crescente do setor, a indústria da beleza mira suas ações de vendas para farmácias e drogarias.

Uma outra pesquisa da Mintel corrobora ainda mais com o otimismo dos representantes da beleza. Nela, as farmácias surgem como o segundo canal preferido de compras de cosméticos e perfumaria, por quase seis em dez consumidores (58%). Por isso mesmo, a 15ª Abradilan Conexão Farma, entre os dias 19 e 21 de março, em São Paulo, surge como uma boa oportunidade para que a indústria do setor avance com as suas vendas no varejo farmacêutico.

Desde 2017, a Dailus considera o varejo farma como um canal estratégico, afinal, 44% das vendas de maquiagens e esmaltes ocorrem nas farmácias. “Encerramos 2018 com avanços significativos e já trabalhamos com as principais redes associativistas. Mas enxergamos que podemos evoluir muito nesse canal, e, para 2019, temos duas prioridades: continuar o trabalho de expansão e consolidação das parcerias firmadas e dar início ao processo de expansão aos grupos de farmácias independentes, que, isoladamente, concentram 25% desse mercado”, explica Samir Silva, gerente nacional de Vendas da Dailus.

Segundo Silva, todos os skus das categorias de maquiagens e esmaltes da Dailus estão disponíveis para o canal farma. Porém, como diz ele, o ideal é analisar em conjunto com os parceiros o mix de produtos mais adequado para cada tipo de negócio e formato de loja. “Por isso, além de contribuir para a visibilidade da marca, a feira da Abradilan nos proporciona um ótimo momento para networking, pois temos a oportunidade de estreitar o relacionamento com clientes, além de potencializar a geração de novos negócios”, afirma.

Expectativa de bons negócios

De acordo com Juliano Vinhal, presidente da Abradilan, para o varejo farmacêutico, investir em cosméticos significa gerar negócios em um dos segmentos que mais crescem no Brasil. “Nosso principal canal de vendas é a perfumaria. Mas nos últimos anos o farma vem crescendo e diminuindo essa diferença. Hoje ele já representa 35% das nossas vendas”, explica Roberto Vaz, diretor-presidente da Nupill, empresa de dermocosméticos que disponibiliza seus produtos nas farmácias desde 2007.

Vaz diz que começou a investir no canal farma após perceber a mudança no comportamento das redes, que melhoraram o mix e passaram a disponibilizar um espaço cada vez maior aos cosméticos. “Além disso, elas passaram a trabalhar com uma margem mais adequada e a competir com o canal alimentar, principalmente com as marcas multinacionais. Agora, acredito que o canal farma vai dedicar um esforço para conseguir aumentar o mix de marcas regionais, para equilibrar as margens na categoria de cosméticos, competindo com as perfumarias”, afirma o executivo.

Novata no canal farma, onde estreou no ano passado, a Professional Donna, marca de varejo da Itallian Hairtech, empresa de referência entre os cabeleireiros profissionais, está muito otimista com o desempenho em 2019. “Nesse cenário de expansão da marca, o papel dos distribuidores da Abradilan será fundamental. Eles têm a expertise e logística necessárias para ganharmos escala”, explica o gerente de Marketing, Décio Alcântara, que prevê um incremento de 30% de seus produtos no varejo. “Na feira conseguimos unir a indústria, o distribuidor e as farmácias e drogarias para a formação de parcerias e o fomento de negócios que contribuem com toda a cadeia”, diz.

Mercado que só cresce no Brasil

De acordo com a Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais da Euromonitor, até o ano de 2020 o Brasil terá um aumento acumulado que chegará a 14,3%, uma média de 2,7% a cada ano. De olho nesse cenário, o espaço concedido ao setor cresceu 10% na 15ª Abradilan Conexão Farma. “Com bom desempenho, mesmo em momento de crise, enquanto vários setores enfrentam dificuldades em manter a atenção dos seus consumidores, o mercado de cosméticos segue em crescimento”, explica Vinhal.

Maria Cristina Amorim, diretora-executiva da Abradilan, revela que a análise é relevante para o varejo farma por que o comportamento do consumidor deve continuar ampliando o papel das farmácias na comercialização desses produtos. “É necessário que os distribuidores estejam atentos à essa oportunidade. Muitos deles ainda concentram 100% dos seus negócios em medicamentos, mas precisam entender a categoria e aproveitar o bom momento dos cosméticos no Brasil para emplacar seus negócios”, argumenta Vaz, da Nupill.

Com 20 mil metros de área, a expectativa é receber nos três dias da feira cerca de 8 mil pessoas, entre profissionais da área da saúde, varejo farmacêutico, distribuidores de medicamentos, executivos da indústria, higiene, beleza, nutrição e serviços. “Todos poderão contar com mais de 20 horas de conteúdo técnico, com temas e palestrantes de interesse do setor, sem contar, com as infinitas possibilidades de networking”, enfatiza Vinhal. Confira a programação completa em http://www.abradilanconexaofarma.com.br/agenda.html

Serviço
Evento: 15ª Edição Abradilan Conexão Farma
Data: 19 a 21 de março 2018
Horário: 14h às 21h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, SP
Informações: contato@abradilan.com.br
A Abradilan disponibilizará, de forma rotativa e em todo o período do evento, transfers entre o Terminal Rodoviário Tiete e o Expo Center Norte (trajeto estimado em 15 minutos).

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